Política

Em 2021, MP deve investigar Flávio Bolsonaro por lavagem de dinheiro

Avanço da apuração sobre o caso da rachadinha deve ter como foco as suspeitas que envolvem uma loja de chocolates mantida pelo senador

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) deve avançar com a investigação sobre o caso da rachadinha de salários no gabinete do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) em seus tempos de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Em 2021, o foco deve ser a suspeita de lavagem de dinheiro por meio de uma loja de chocolates mantida pelo filho do presidente Jair Bolsonaro. O MP investiga se a compra de uma franquia da Kopenhagen pelo parlamentar se deu para lavar dinheiro. Os promotores suspeitam que ao menos 2,1 milhões de reais possam ter sido “legalizados” com a aquisição e a movimentação financeira da loja.

“Além dos componentes e estrutura ora descritos (na denúncia), ressalva-se a continuidade das investigações para apurar outros possíveis integrantes e/ou núcleos da organização criminosa, em especial a possibilidade da existência de eventual núcleo financeiro destinado, precipuamente, a lavar dinheiro por intermédio de ‘laranjas’ e empresas como a Bolsotini Chocolates e Café Ltda”, afirmou o MP em denúncia enviada ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) em outubro.

Na ocasião, após mais de dois anos de investigação, Flávio foi denunciado por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa no caso da rachadinha, protagonizado pelo ex-assessor Fabrício Queiroz, que cumpre prisão domiciliar.

Uma das peças-chave na acusação de desvio de salários no gabinete de Flávio, sua ex-assessora Luiza Souza Paes afirmou ter repassado mais de 90% de seus ganhos no Legislativo a Queiroz.

Ao jornal O Estado de S.Paulo, pessoas familiarizadas com as investigações revelaram, ainda, que o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) também pode entrar na mira do MP.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo