Política

Elon Musk chega ao Brasil nesta sexta para tratar da ‘proteção da Amazônia’, diz Fábio Faria

Bolsonaro deve participar do encontro. Nesta quinta, o presidente afirmou que encontrará com ‘uma pessoa muito importante’ e ‘reconhecida no mundo todo’

Elon Musk chega ao Brasil nesta sexta para tratar da ‘proteção da Amazônia’, diz Fábio Faria
Elon Musk chega ao Brasil nesta sexta para tratar da ‘proteção da Amazônia’, diz Fábio Faria
O ministro das Comunicações, Fábio Faria. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou pelo Twitter que o empresário Elon Musk chegará ao Brasil nesta sexta-feira para tratar com o governo brasileiro sobre “conectividade e proteção da Amazônia”. Segundo informou o colunista do GLOBO Lauro Jardim, o empresário se encontrará com o presidente Jair Bolsonaro no hotel Fasano Boa Vista, no interior paulista, onde acontecerá um almoço com empresários e alguns ministros do governo. O encontro, no entanto, não consta na agenda oficial do presidente.

Nesta quinta-feira, durante a live semanal, Bolsonaro afirmou que terá uma agenda “com uma pessoa muito importante, que é reconhecida no mundo todo”. O chefe do Executivo, no entanto, não deu mais detalhes.

— Tenho um encontro amanhã (sexta-feira) com uma pessoa muito importante, que é reconhecida no mundo todo, que vem para cá oferecer, para ajudar a nossa Amazônia, o coração — disse Bolsonaro.

O presidente sempre criticou opiniões estrangeiras sobre a Floresta e negou qualquer chance de apoio internacional para ampliar a preservação da região e constantemente bate boca em redes sociais com artistas globais que falam do tema, como o ator Leonardo DiCaprio.

O encontro desta sexta-feira é um convite do próprio ministro. Faria também publicou que realizará um evento no mesmo dia sobre a Amazônia ao lado do presidente e dos ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Paulo Sérgio (Defesa) e Carlos França (Relações Exteriores).

“Vamos falar sobre os marcos regulatórios, regulação da Amazônia e conectividade nas escolas”, escreveu Faria no Twitter. “A meta do MCom (Ministério das Comunicações) é conectar 100% das escolas até o final do ano e fazer com que a tecnologia ajude na preservação da Amazônia”.

No ano passado, Fábio Faria se encontrou nos Estados Unidos com Musk. Na ocasião, o ministro anunciou que buscava parceria com o bilionário para conectar escolas rurais e ‘”proteger” a Amazônia.

Elon Musk é mundialmente conhecido por fundar e liderar as empresas SpaceX e Tesla, de carros elétricos. Musk é o homem mais rico do mundo, dono de uma fortuna de estimada em US$ 210 bilhões. A Spacex é uma companhia espacial com cerca de 4.500 satélites que orbitam em baixa altitude. A categoria inclui equipamentos que ficam em órbita a até 2.000 quilômetros de altitude, numa nova modalidade para fornecer internet em áreas remotas.

Segundo o ministro brasileiro, a ideia é que a cobertura de internet no local facilite o monitoramento realizado pelo governo na Amazônia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo