Política
Elon Musk ameaça Alexandre de Moraes após intimação
Empresário publicou uma montagem em que o ministro estaria preso e outra comparando Moraes a vilões de filmes


O empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), publicou em suas redes sociais uma série mensagens com provocações e ameaças ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após ter sido intimado.
Na quarta-feira 28, o ministro determinou que o X identifique um representante legal no Brasil em até 24 horas. Dias antes, o bilionário fechou o escritório de representação da empresa no País.
Caso a decisão de Moraes não seja cumprida, o X poderá ser retirado do ar no Brasil. Em vez de responder a intimação, Musk resolveu postar as provocações e ameaças.
Uma das imagens publicadas por Musk, um homem aparece atrás de grades. Na legenda, ele escreveu: “Um dia, @Alexandre, essa foto sua na prisão será real. Marque minhas palavras”. “@Alexandre” é o perfil oficial do ministro na rede. A mensagem foi postada em resposta à intimação do Supremo ao empresário.
One day, @Alexandre, this picture of you in prison will be real. Mark my words. pic.twitter.com/ZkHExAwQxm
— Elon Musk (@elonmusk) August 29, 2024
Em outro post, Musk publicou uma imagem editada de Moraes escreveu: “Grok ‘Crie uma imagem como se Voldemort [vilão da saga Harry Potter] e um Lorde Sith [antagonista de Star Wars] tivessem um filho e ele se tornasse um juiz no Brasil”. Grok é a ferramenta de IA que funciona dentro do X.
Grok “Generate an image as if Voldemort and a Sith Lord had a baby and he became a judge in Brazil”
It’s uncanny! 🤣🤣 pic.twitter.com/aTdVRg9jrw
— Elon Musk (@elonmusk) August 29, 2024
Musk é investigado em um inquérito das Milícias Digitais que tramita no STF, que apura uma possível participação em crimes de obstrução de Justiça, organização criminosa e incitação ao crime.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Além da intimação: Musk já é formalmente investigado no Inquérito das Milícias Digitais
Por CartaCapital
Trump promete cargo a Elon Musk se voltar ao governo dos EUA: ‘Cara brilhante’
Por CartaCapital