Política

Em disputa acirrada, Waldez Góes foi reeleito governador do Amapá

Com 96,81% das urnas apuradas, Waldez recebeu 52,35% dos votos

Apoie Siga-nos no

Waldez Góes (PDT) foi reeleito governador do estado com 52,35% dos votos, contra 47,65% de oão Capiberibe (PSB).  Até a última pesquisa divulgada, Góes e seu adversário Capiberibe, senador pelo Amapá desde 2011, estavam tecnicamente empatados. 

Waldez Góes comandou o estado nos mandatos iniciados em 2007 e 2015. Na década de 90, disputou a prefeitura da capital e o governo do estado — também contra Capiberibe —, mas não foi eleito. Foi deputado estadual entre 1995 e 1998.

Em 2010, passou oito dias preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, sob acusação de participar em uma organização criminosa que teria desviado recursos públicos do Amapá e da União. Sete anos depois, as quatro ações penais oriundas da operação da PF contra ele foram rejeitadas pelo STJ. “Sempre disse ao povo do Amapá que eu não tinha culpa”, afirmou, à época.

Com exceção de Góes, todos os candidatos do PDT que concorriam ao segundo turno apoiaram a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) na disputa presidencial. O futuro governador do Amapá manteve-se neutro, enquanto seu adversário apoiou Fernando Haddad (PT).

João Capiberibe recebeu 47,68% dos votos e permanecerá ocupando o cargo de senador até 2019. Esta não foi a primeira vez que Capiberibe e Góes competiram pelo cargo de governador. Até essa eleição, eles estavam empatados. Em 1998, Capiberibe venceu. Em 2006, foi a vez de Góes.

 

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo