Política

Eleições 2024: seções eleitorais já estão abertas; votação segue até 17h

155 milhões de brasileiros estão aptos a votar neste domingo 6

Eleições 2024: seções eleitorais já estão abertas; votação segue até 17h
Eleições 2024: seções eleitorais já estão abertas; votação segue até 17h
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

As seções eleitorais de votação foram abertas às 8h deste domingo 6 para que eleitores brasileiros escolham os seus candidatos a prefeitos e vereadores. Os escolhidos irão ocupar os cargos pelos próximos quatro anos.

Ao todo, 155 milhões de brasileiros estão aptos a votar no 1º turno das eleições municipais de 2024 e devem comparecer às urnas até as 17h deste domingo, quando as seções eleitorais serão, então, fechadas para que se inicie a apuração dos votos.

Os horários de abertura e fechamento seguem o fuso de Brasília: eleitores do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e de 62 cidades devem estar atentos. Nesses locais, o início e fim da votação ocorre mais cedo para que a votação ocorra simultaneamente com o restante do País.

Apuração

A apuração no Brasil é um processo que costuma ser relativamente rápido, apesar do grande volume de votos. Isso se deve ao fato da votação ser eletrônica, o que permite que esse grande volume de dados, depois que são transmitidos para a Justiça Eleitoral, sejam computados em grande velocidade. Os primeiros resultados são esperados a partir das 19h.

Segundo turno

Nas cidades com mais de 200 mil habitantes em que não houver um candidato a prefeito com maioria absoluta dos votos válidos, os dois nomes que receberem mais votos nas urnas terão que disputar um segundo turno. As regras de campanha, neste período, mudam, com divisões igualitárias entre os dois políticos. A votação final, nesses casos, ocorrerá no dia 27 de outubro.

No caso dos vereadores, porém, não há segundo turno e todos os nomes que integrarão os legislativos municipais serão conhecidos ainda neste domingo.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo