Eleições 2020: Jilmar Tatto, candidato do PT à Prefeitura de SP

Filiado ao partido desde 1981, já foi deputado estadual e federal e secretário; veja trajetória

Jilmar Tatto. Foto: Facebook/Jilmar Tatto

Apoie Siga-nos no

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo Jilmar Tatto nunca disputou um cargo executivo.

 

 

 

Filiado ao partido desde 1981, já foi deputado estadual, deputado federal, secretário Municipal do Abastecimento, secretário da Implementação das Subprefeituras, secretário de transportes e secretário de governo na gestão de Marta Suplicy.

Foi, também, secretário de transportes no governo Fernando Haddad, quando a Prefeitura mais de 400 km de ciclovias, 400 km de faixas exclusivas de ônibus.


 

Em busca da decolada

Jilmar Tatto arrancou mal na campanha eleitoral na capital paulista. Nas primeiras pesquisas, aparecia com 1% dos votos.

Quando compara a sua candidatura com a de Guilherme Boulos (PSOL) e Orlando Silva (PCdoB), garante que o PT é o partido de esquerda mais estruturado para voos mais altos.

Chegou a arriscar que a disputa em São Paulo se daria nos mesmos moldes da polarização que marcou a eleição presidencial em 2018.

 

Partido: PT

Vice: Carlos Zarattini (PT-SP)

Coligação:

 

Lá, entre Jair Bolsonaro x Fernando Haddad. Na capital, entre ele e Celso Russomanno (Republicanos).

Tatto enfrentou pressão de setores do partido para desistir da candidatura e apoiar Boulos, mais bem colocado nas pesquisas.

Resistiu e acredita que contará com a propaganda eleitoral no rádio e na TV e com a presença de Lula na campanha para decolar nas intenções de voto.


 

Biografia

Nascido em 1965 em Corbélia (PR), Tatto é o nono filho de uma família de dez. Seu pai, Jácomo Tatto, agricultor, veio do Paraná para São Paulo, em 1978, onde trabalhou como pedreiro e empacotador de livros.

Sua mãe, Inês Fontana Tatto, também agricultora, era quem cuidava do lar.

Jilmar Tatto começou cedo a frequentar encontros de jovens da Igreja Católica. Atuando nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Igreja Católica, foi se aproximando de movimentos populares da periferia da zona Sul de São Paulo.

Formou-se em história na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Moema e trabalhou como professor. Casado, o candidato tem 2  filhos.

 

"Lula vai votar no candidato do PT" | CARTA ELEIÇÕES: Jilmar Tatto

O ex-deputado federal Jilmar Tatto, candidato do Partido dos Trabalhadores à prefeitura de São Paulo, é o entrevistado desta segunda-feira no programa CARTA ELEIÇÕES. Em entrevista a Sergio Lirio, Tatto fala sobre a ausência de uma candidatura única de esquerda em São Paulo, o legado do PT na capital paulista e a influência do bolsonarismo nas eleições municipais deste ano.Seja membro do Clube do Canal de CartaCapital e tenha acesso a benefícios exclusivos:https://bit.ly/ClubeDoCanalAssine e apoie CartaCapital: https://bit.ly/CartaYoutubeInscreva-se no canal de CartaCapital no YouTube: CartaCapital nas redes sociais:- Facebook: http://www.facebook.com/CartaCapital- Twitter: http://www.twitter.com/cartacapital- Instagram: http://www.instagram.com/cartacapital

Posted by CartaCapital on Sunday, October 4, 2020

 

 


 

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.