Política
Eleições 2020: Brasil bate recorde em candidatos inscritos
Atualização do TSE, neste sábado, contabilizou 517.786 solicitações. O registro de candidatura termina neste sábado, às 19h
O Brasil bateu recorde de inscritos na Justiça Eleitoral este ano. Foram contabilizadas 517.786 solicitações, segundo atualização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 14h28. É a maior quantidade de candidatos em eleições no Brasil. O número mais alto, até então, era de 18.934 candidatos a vereador nas 26 capitais, em 2016.
O registro de candidatura termina às 19h deste sábado 26. O TSE ainda levará alguns dias para registrar todas as candidaturas aprovadas ou rejeitadas. Em 2016, o tribunal recusou 5,62% dos pedidos.
Se confirmados todos os candidatos de 2020, o aumento será de 27% e estas eleições terão o maior número dos últimos 20 anos.
Há quatro anos, o motivo mais frequente da cassação ou de indeferimento dos pedidos era justamente a falta de um dos requisitos de registro (77,21% das recusas).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Eleições de 2020: Cartilha orienta e incentiva a participação de candidatas mulheres
Por Agência Câmara
Eleições 2020: Um em cada cinco moradores de SP pode não ir às urnas por medo do coronavírus
Por CartaCapital



