Política

Eleições 2020: Arthur do Val, candidato do Patriota à Prefeitura de SP

Ele começou a campanha para prefeito sem o apelido que dá nome ao seu canal no Youtube: Mamãe Falei; veja trajetória

Arthur do Val
Arthur do Val. Foto: Divulgação/Alesp Arthur do Val. Foto: Divulgação/Alesp
Apoie Siga-nos no

O deputado estadual Arthur do Val começou a campanha para prefeito de São Paulo sem o apelido que dá nome ao seu canal no Youtube: Mamãe Falei. O canal tem mais de dois milhões de inscritos e simboliza a popularidade do candidato do Patriotas na internet.

 

De acordo com o Índice de Popularidade Digital (IDP), entre os concorrentes da capital paulista, Arthur só aparece atrás de Guilherme Boulos (PSOL) no quesito. Os números do IDP, no entanto, não refletem as pesquisas de opinião. Nelas, o candidato aparece nas últimas colocações com até 3% das intenções de voto.

Sem decolar, Arthur do Val voltou a ser o Mamãe Falei do Movimento Brasil Livre (MLB) e direcionou a sua artilharia para Boulos, comunismo, petismo, esquerda e até para o Padre Julio Lancellotti, a quem chama de cafetão da miséria.

A cracolândia e o Plano Diretor da cidade são as pautas mais abordadas pelo candidato até o momento.

O rompimento do MBL com o presidente Jair Bolsonaro anda ausente em seus discursos. Mamãe Falei parece ter percebido que atacar Bolsonaro não o torna um candidato viável.

Pouco tempo de TV e sem debates

O primeiro – e provavelmente único – debate entre os candidatos no primeiro turno das Eleições 2020 ocorreu na Band. O Mamãe Falei, que, até então, tinha 1% das intenções de voto chegou aos 3%.

O candidato apostava no seu desempenho nos debates para subir nas pesquisas, mas Record, CNN Brasil, RedeTV! e Globo anunciaram o cancelamento por conta da pandemia do novo coronavírus.

Partido: Patriota

Vice: Adelaide de Oliveira

Coligação:

Sem palco para o confronto, o candidato pouco cresce já que, até o momento, as redes sociais não pareceram suficientes para alavancá-lo.

Biografia

Arthur do Val tem 34 anos e nasceu em São Paulo. Estudou Engenharia Química na Escola de Engenharia Mauá e se diz empresário nos ramos de reciclagem de resíduos metálicos, transportes, combustíveis, construção civil e estacionamento.

Ganhou projeção nacional no YouTube com os protestos contra os governos do PT. Em 2018, foi eleito o segundo deputado estadual mais votado da 19 ᵅ Legislatura com 478.280 votos.

Defende o liberalismo e diz ser contra o Estado. Disputa, pela primeira vez, um cargo executivo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar