Política
Eleições 2020: Arthur do Val, candidato do Patriota à Prefeitura de SP
Ele começou a campanha para prefeito sem o apelido que dá nome ao seu canal no Youtube: Mamãe Falei; veja trajetória


O deputado estadual Arthur do Val começou a campanha para prefeito de São Paulo sem o apelido que dá nome ao seu canal no Youtube: Mamãe Falei. O canal tem mais de dois milhões de inscritos e simboliza a popularidade do candidato do Patriotas na internet.
De acordo com o Índice de Popularidade Digital (IDP), entre os concorrentes da capital paulista, Arthur só aparece atrás de Guilherme Boulos (PSOL) no quesito. Os números do IDP, no entanto, não refletem as pesquisas de opinião. Nelas, o candidato aparece nas últimas colocações com até 3% das intenções de voto.
Sem decolar, Arthur do Val voltou a ser o Mamãe Falei do Movimento Brasil Livre (MLB) e direcionou a sua artilharia para Boulos, comunismo, petismo, esquerda e até para o Padre Julio Lancellotti, a quem chama de cafetão da miséria.
A cracolândia e o Plano Diretor da cidade são as pautas mais abordadas pelo candidato até o momento.
O rompimento do MBL com o presidente Jair Bolsonaro anda ausente em seus discursos. Mamãe Falei parece ter percebido que atacar Bolsonaro não o torna um candidato viável.
Pouco tempo de TV e sem debates
O primeiro – e provavelmente único – debate entre os candidatos no primeiro turno das Eleições 2020 ocorreu na Band. O Mamãe Falei, que, até então, tinha 1% das intenções de voto chegou aos 3%.
O candidato apostava no seu desempenho nos debates para subir nas pesquisas, mas Record, CNN Brasil, RedeTV! e Globo anunciaram o cancelamento por conta da pandemia do novo coronavírus.
Partido: Patriota
Vice: Adelaide de Oliveira
Coligação: –
Sem palco para o confronto, o candidato pouco cresce já que, até o momento, as redes sociais não pareceram suficientes para alavancá-lo.
Biografia
Arthur do Val tem 34 anos e nasceu em São Paulo. Estudou Engenharia Química na Escola de Engenharia Mauá e se diz empresário nos ramos de reciclagem de resíduos metálicos, transportes, combustíveis, construção civil e estacionamento.
Ganhou projeção nacional no YouTube com os protestos contra os governos do PT. Em 2018, foi eleito o segundo deputado estadual mais votado da 19 ᵅ Legislatura com 478.280 votos.
Defende o liberalismo e diz ser contra o Estado. Disputa, pela primeira vez, um cargo executivo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Mamãe Falei troca ataques com Eduardo Bolsonaro nas redes: “Frouxo”
Por CartaCapital
Juiz manda retirar das redes vídeos de Arthur do Val contra Padre Julio Lancelotti
Por Estadão Conteúdo