Política

‘Ele vai passar a faixa direitinho e depois pode ir pra casa chorar’, diz Lula sobre Bolsonaro

O ex-presidente disse, no entanto, não fazer questão de receber a faixa das mãos do ex-capitão: ‘Ele que a deixe guardada’

O ex-presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

Questionado nesta quarta-feira 9 se acredita que Jair Bolsonaro (PL) entregará ‘de bom grado’ a faixa presidencial em caso de derrota, Lula (PT) disse não estar preocupado com essa possibilidade. Em entrevista à rádio Brasil Campinas, o petista afirmou que o mais importante seria a derrota do ex-capitão nas urnas, não o ato simbólico de entrega do cargo.

“Nós já tivemos no Brasil um presidente que não passou a faixa para o outro. O presidente Figueiredo não passou a faixa para o presidente Sarney”, relembrou Lula. “Então, eu não estou preocupado se o Bolsonaro vai passar a faixa ou não, ele que deixe a faixa guardada, tem lugar para guardar. [Nesse caso] Eu vou pegar alguém do povo brasileiro para colocar a faixa em mim se eu ganhar as eleições”, respondeu.

Mais adiante, no entanto, Lula disse acreditar que Bolsonaro participará da cerimônia, ainda que seja contra a sua vontade.

“Ele vai passar a faixa direitinho, pode ir pra casa depois chorar, mas ele vai passar a faixa. Pode ficar certo de que [se ele não fizer] o povo vai tomar a faixa dele e passar para outro”, destacou Lula sobre o tema.

Na resposta, Lula minimizou ainda a possibilidade de um golpe por parte do atual presidente e disse que, na verdade, quem sofrerá ‘um golpe’ será Bolsonaro, ao ser derrotado nas urnas.

“O Bolsonaro vai ter uma grande lição na vida, que vai ser o golpe que o povo vai dar nele. No dia 2 de outubro o povo vai dar um golpe democrático neste País. O povo de forma soberana vai dizer pro Bolsonaro: ‘Chega, a gente não quer mais genocida governando este País. A gente não quer mais fascista governando este País. Não quer mais negacionista governando este País.’”

Mais cedo, Lula foi apontado pela nova rodada da pesquisa Quaest como favorito a vencer as eleições, com possibilidade de triunfar ainda no primeiro turno. Sobre o tema, o ex-presidente disse estar ‘lisonjeado’ e aproveitou para alfinetar o ex-juiz e atual adversário na corrida eleitoral Sergio Moro (Podemos), a quem chamou de ‘juiz mentiroso’.

“Fico lisonjeado e emocionado com o carinho do povo brasileiro me colocando como primeiro nas pesquisas de opinião pública depois de passar o que eu passei”, iniciou. “Muita gente achava que quando eu fui preso com as acusações mentirosas desse juiz… Não vou falar o nome, porque está querendo ter protagonismo e para ter protagonismo tem que crescer… Achavam que eu tinha acabado na política, imaginavam que o PT tinha acabado na política. E hoje nós temos um processo quase de ressurreição”, celebrou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo