Política
Eduardo Pimentel lidera a disputa eleitoral em Curitiba, diz Paraná Pesquisas
Vice-prefeito soma 32,1% das intenções de voto no levantamento do instituto divulgado nesta quarta-feira
O candidato Eduardo Pimentel (PSD) lidera a corrida eleitoral para a prefeitura de Curitiba (PR), segundo o instituto Paraná Pesquisas. O novo levantamento foi divulgado nesta quarta-feira 11.
De acordo com a pesquisa, Pimentel tem 32,1% das intenções de voto. O político é o atual vice-prefeito da cidade e conta com os apoios do prefeito Rafael Greca (PSD), do governador Ratinho Jr. (PSD) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cujo partido indicou o vice na chapa.
Neste momento, Pimentel é seguido por Luciano Ducci (PSB), deputado federal que já foi prefeito da cidade e conta com os apoios do presidente Lula (PT) e de uma frente ampla de partidos da centro-esquerda. Ducci tem, neste momento, 16% das intenções de voto.
Outras duas candidaturas se aproximam: a de Ney Leprevost (União) e do ex-governador Roberto Requião (Mobiliza). Leprevost soma, neste levantamento, 12,5% da preferência dos curitibanos. Requião, por sua vez, tem 10,9% das intenções de voto.
Como a margem de erro, de 3,5 pontos percentuais, a disputa entre os três políticos é considerada acirrada. Pimentel, por sua vez, tem larga vantagem.
A corrida eleitoral de Curitiba tem, ainda, outros seis candidatos. Todos, no entanto, ficam abaixo dos 10% das intenções de voto. Veja os resultados:

O levantamento divulgado nesta quarta-feira contou com 800 entrevistas realizadas entre os dias 7 e 10 de setembro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. No TSE, o registro da pesquisa é o PR 02748 2024 para.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
O mito da capital ecológica: racismo ambiental e a fragilidade do modelo curitibano
Por Maria Carolina Maziviero e Rafael Dias de Lima
AtlasIntel: disputa em Curitiba tem Pimentel na liderança e quatro candidatos empatados no 2º lugar
Por CartaCapital



