Política

Eduardo Pimentel lidera a corrida eleitoral em Curitiba, diz Paraná Pesquisas

O candidato do PSD, atual vice-prefeito da cidade, disputa o segundo turno contra a jornalista da extrema-direita Cristina Graeml (PMB)

Eduardo Pimentel lidera a corrida eleitoral em Curitiba, diz Paraná Pesquisas
Eduardo Pimentel lidera a corrida eleitoral em Curitiba, diz Paraná Pesquisas
Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB). Fotos: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), lidera a disputa pelo comando da cidade, segundo o novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira 24.

Segundo a pesquisa, Pimentel tem 7,6 pontos de vantagem contra Cristina Graeml (PMB), com quem concorre neste segundo turno. O pessedista soma, no cenário estimulado, 48,8% das intenções de voto. A jornalista da extrema-direita tem apenas 41,2%.

  • Eduardo Pimentel (PSD): 48,8%
  • Cristina Graeml (PMB): 41,2%
  • Não sabe/Não respondeu: 4,1%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 5,9%

Quando o instituto considera apenas votos válidos (sem brancos, nulos ou indecisos), Pimentel chega a 54,3%. Cristina, por sua vez, fica com apenas 45,7%.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentadas as candidaturas aos eleitores entrevistados, Pimentel também aparece na dianteira. Ele tem, neste caso, 35,3%, ante 31% de Cristina. Neste cenário. as intenções de votos dois candidatos se esbarram pela margem de erro, de 3,3 pontos percentuais.

  • Eduardo Pimentel: 35,3%
  • Cristina Graeml: 31%
  • Não sabe/Não respondeu: 27,8%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 5,7%
  • Outros nomes citados: 0,2%

Em Curitiba, o instituto ouviu 940 eleitores entre os dias 20 e 23 de outubro. No TSE, o registro do levantamento é o PR-07180/2024.

Primeiro turno

No primeiro turno, os dois candidatos protagonizaram uma disputa acirrada, com Pimentel terminando pouco à frente de Cristina. A jornalista, candidata por um partido nanico, surpreendeu projeções e superou candidatos tradicionais da cidade. Nas urnas, ela teve 31,17% dos votos válidos (291.523 votos). O vice-prefeito, por sua vez, conseguiu 33,51% (313.347 votos). 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo