Política
Eduardo Pimentel lidera a corrida eleitoral em Curitiba, diz Paraná Pesquisas
O candidato do PSD, atual vice-prefeito da cidade, disputa o segundo turno contra a jornalista da extrema-direita Cristina Graeml (PMB)


O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), lidera a disputa pelo comando da cidade, segundo o novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira 24.
Segundo a pesquisa, Pimentel tem 7,6 pontos de vantagem contra Cristina Graeml (PMB), com quem concorre neste segundo turno. O pessedista soma, no cenário estimulado, 48,8% das intenções de voto. A jornalista da extrema-direita tem apenas 41,2%.
- Eduardo Pimentel (PSD): 48,8%
- Cristina Graeml (PMB): 41,2%
- Não sabe/Não respondeu: 4,1%
- Nenhum/Branco/Nulo: 5,9%
Quando o instituto considera apenas votos válidos (sem brancos, nulos ou indecisos), Pimentel chega a 54,3%. Cristina, por sua vez, fica com apenas 45,7%.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentadas as candidaturas aos eleitores entrevistados, Pimentel também aparece na dianteira. Ele tem, neste caso, 35,3%, ante 31% de Cristina. Neste cenário. as intenções de votos dois candidatos se esbarram pela margem de erro, de 3,3 pontos percentuais.
- Eduardo Pimentel: 35,3%
- Cristina Graeml: 31%
- Não sabe/Não respondeu: 27,8%
- Ninguém/Branco/Nulo: 5,7%
- Outros nomes citados: 0,2%
Em Curitiba, o instituto ouviu 940 eleitores entre os dias 20 e 23 de outubro. No TSE, o registro do levantamento é o PR-07180/2024.
Primeiro turno
No primeiro turno, os dois candidatos protagonizaram uma disputa acirrada, com Pimentel terminando pouco à frente de Cristina. A jornalista, candidata por um partido nanico, surpreendeu projeções e superou candidatos tradicionais da cidade. Nas urnas, ela teve 31,17% dos votos válidos (291.523 votos). O vice-prefeito, por sua vez, conseguiu 33,51% (313.347 votos).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Atrás nas pesquisas, Cristina Graeml sugere apoio a protestos em caso de derrota e defende voto impresso
Por CartaCapital
O que explica a ascensão de Cristina Graeml, fenômeno eleitoral em Curitiba
Por Getulio Xavier
Pimentel se descola de Cristina Graeml no 2º turno em Curitiba, aponta pesquisa Atlas
Por CartaCapital
Primeira vereadora do PSOL em Curitiba promete ser ‘pedra no sapato’ da extrema-direita
Por Getulio Xavier