Política
Eduardo Pimentel e Cristina Graeml estão tecnicamente empatados em Curitiba, diz pesquisa Atlas
Candidatos foram ao segundo turno após votação apertada, com diferença de apenas 21 mil votos


A disputa pela prefeitura de Curitiba entra em sua fase mais acirrada, com um empate técnico entre o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) e a jornalista Cristina Graeml (PMB). Os dados são da nova pesquisa AtlasIntel na cidade.
Segundo o levantamento divulgado nesta quarta-feira 16, Pimentel tem 49% das intenções de voto, contra 44,9% de Cristina. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Há, também segundo o instituto, 5,3% de eleitores que indicam voto em branco ou nulo neste segundo turno. O grupo que ainda não sabe em quem votar soma apenas 0,9%
- Eduardo Pimentel (PSD) – 49%
- Cristina Graeml (PMB) – 44,9%
- Brancos/Nulos – 5,3%
- Não sei – 0,9%
Considerando apenas votos válidos (sem brancos/nulos/indecisos), Pimentel teria 52,2%, enquanto Cristina aparece com 47,8%.
A pesquisa entrevistou 1.203 eleitores, entre os dias 8 e 13 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número PR-03464/2024.
O cenário do segundo turno revela um dos principais impasses políticos: a divisão da direita. Apesar de ambos representarem o mesmo espectro ideológico, Pimentel e Graeml disputam eleitores de perfis distintos. A pesquisa indica que Pimentel teria conquistado forte apoio entre os eleitores do presidente Lula (PT), com 74,5% das intenções desse grupo, enquanto Cristina passou a liderar entre os bolsonaristas, com 68% de apoio dos simpatizantes do ex-capitão.
Um elemento decisivo nessa disputa será, portanto, o envolvimento do ex-presidente Bolsonaro na campanha. Apesar do PL apoiar a chapa de Pimentel — que tem como vice o ex-deputado Paulo Martins — Bolsonaro já deu sinais públicos de sua aproximação com Cristina neste segundo turno. No primeiro turno, Bolsonaro teve pouca presença na capital paranaense, mas uma eventual participação no segundo turno pode influenciar o resultado final, que segue indefinido.
Pimentel, além de parte do PL, conta com o apoio do prefeito Rafael Greca e do governador Ratinho Júnior, ambos do PSD.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moro ‘atrapalhou bastante’ a campanha, diz candidato que tinha Rosângela como vice em Curitiba
Por CartaCapital
Curitiba: Quem é Cristina Graeml, a ‘azarona’ bolsonarista que disputará o segundo turno
Por Marina Verenicz