Economia

Eduardo Moreira: “Propostas para 2020 visam diminuir custo do trabalho”

Especialista em economia é o entrevistado da série especial de CartaCapital, ‘2020 em 10 pontos’

Economista Eduardo Moreira faz análise sobre expectativas para 2020. Foto: Reprodução/Ravi Santana
Apoie Siga-nos no

Pessoas dormindo nas ruas, pedintes nos faróis, trabalhadores em condições de extrema informalidade: este foi o cenário que Eduardo Moreira viu no Brasil de 2019, durante uma sequência de viagens a diversos estados. Para ele, em 2020, as políticas econômicas do governo do presidente Jair Bolsonaro vão aprofundar os efeitos da desigualdade no país.

Moreira é formado em engenharia civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), estudou economia na Universidade da Califórnia de San Diego, nos Estados Unidos, e tem extensa experiência profissional no mercado financeiro. Na primeira edição da série “2020 em 10 pontos”, produzida por CartaCapital, o especialista comenta suas principais perspectivas para a economia brasileira neste ano.

 

Segundo Moreira, boa parcela da mídia brasileira tem feito balanços positivos sobre o crescimento econômico do país, devido às reformas idealizadas pelo ministro Paulo Guedes e patrocinadas pelo Congresso Nacional. No entanto, ele diz que os impactos negativos dessas medidas serão expressivos no bolso dos brasileiros.

“Os efeitos da desigualdade estão sendo escondidos por uma narrativa que diz que as coisas estão melhorando, que com essas reformas as coisas vão estar melhores. Reformas que tiram direitos e tiram receita das pessoas mais pobres do Brasil. O que está acontecendo é uma dissonância cognitiva: as pessoas veem uma coisa e falam outra. Quando essas coisas baterem, a gente vai ver no Brasil um processo semelhante aos dos nossos vizinhos da América Latina”, comentou.

Confira a seguir:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo