Política

Eduardo Bolsonaro insiste no negacionismo e tenta impedir uso obrigatório de máscara em aviões

O Brasil vive uma nova alta de casos da Covid; o aumento dos registros ocorre em todas as regiões do País, segundo a Fiocruz

Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) dobrou a aposta no negacionismo e defendeu uma mobilização dos parlamentares contra a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de voltar a obrigar o uso de máscaras em aviões e aeroportos. A medida da Anvisa entra em vigor na próxima sexta-feira 25.

“Estou entrando com PDL para sustar os efeitos desta imbecilidade vinda da Anvisa”, disse o filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais. “LAI, convocação/convite de dirigentes da Anvisa para a Câmara ou mesmo moção de repúdio em câmaras estaduais e municipais estão no radar.”

PDL é a sigla para Projeto de Decreto Legislarivo, uma proposição a regular matérias de competência exclusiva do Poder Legislativo, sem a necessidade de sanção do presidente da República.

A Anvisa tomou a decisão depois de dialogar com especialistas e secretários de Saúde. “O uso de máscaras em ambientes de maior risco, pelas suas características de confinamento, circulação e aglomeração de pessoas, representa um ato de cidadania e de proteção à coletividade e objetiva mitigar o risco de transmissão e de contágio da doença”, defendeu Alex Campos, diretor da agência.

Um boletim divulgado pela Fiocruz nesta quarta-feira 23 aponta crescimento da Covid-19 entre os casos positivos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em estados de todas as regiões do País. 

Rio de Janeiro, São Paulo e Paraíba são os estados com aumento mais acentuado de registros da doença até o momento. Os dados se referem ao período de 13 a 19 de novembro, segundo o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe, Sivep-Gripe.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo