Política

Edir Macedo e esposa ganham passaporte diplomático do governo Bolsonaro

O documento foi emitido pelo ministro Ernesto Araújo sem nenhum custo e tem validade por três anos

Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro concedeu, nesta segunda-feira 15, passaporte diplomático para o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário do Grupo Record, Edir Macedo. Sua esposa, Ester Eunice Rangel Bezerra, também recebeu o documento.

A decisão, assinada pelo chanceler Ernesto Araújo, foi publicada no Diário Oficial da União.

Entre as vantagens de quem possui este documento está o acesso à fila de entrada separada e tratamento menos rígido nos países com os quais o Brasil tem relação diplomática. Em alguns países que exigem visto, o passaporte diplomático o torna dispensável. O documento é emitido sem nenhum custo para a autoridade e tem validade por três anos.

 

Segundo a decisão do governo, “seu titular poderá desempenhar de maneira mais eficiente suas atividades em prol das comunidades brasileiras no exterior”.

O PRB (Partido Republicano Brasileiro) é controlado pela Universal e tem bispos licenciados entre os principais quadros do partido. Desde o segundo turno das eleições presidenciais, a legenda apoia Bolsonaro.

O presidente, desde que foi eleito, mantém também uma relação próxima com a TV Record, emissora de Edir Macedo. Diversas vezes Bolsonaro deu entrevistas aos programas e elogiou a linha editorial da emissora. Além disso, os filhos do presidente, que também participam da política junto com o pai, fizeram diversos elogios aos programas da Record.

Segundo levantamento feito pelo UOL e publicado nesta segunda-feira 15, nos três primeiros meses do governo Bolsonaro, a Record passou a Globo e foi o grupo de comunicação que mais recebeu verbas publicitárias do governo.

A notícia está causando grande repercussão e Edir Macedo está nos trending topics do Twitter.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo