Política

“Doriavit”: complexo vitamínico em homenagem a Doria já está à venda

Linha de produtos em homenagem a prefeito de São Paulo foi lançada pela empresa Ultrafarma

A homenagem a Doria vem nas versões "vitality", "memory" e "energy"
Apoie Siga-nos no

O que surgiu como uma brincadeira virou realidade. Entusiasta dos produtos da Ultrafarma, marca que doou 600 mil reais à prefeitura logo no início de seu mandato, João Doria, prefeito de São Paulo, agora estrela uma linha de complexos vitamínicos da empresa batizada com o “sutil” nome de “Doriavit”. O produto vem em três versões: “vitality”, “memory” e “”energy”.

Já disponível no site da empresa a preços que vão de 44,95 a 64,95 reais, o produto foi “adiantado” pelo prefeito em abril de 2017, quando foi distribuído a funcionários da prefeitura em tom de piada.

Na ocasião, os servidores receberam uma embalagem de vitaminas com rótulo “Doriavit” e a a marca do programa Cidade Linda, criado pelo prefeito tucano. O “produto” trazia o slogan “Especialmente formulado para o trabalhador”, uma provável brincadeira com o “João Trabalhador”, jingle de campanha de Doria.

A homenagem da empresa de Sidney Oliveira ao prefeito não é de graça. Em fevereiro, Doria publicou um vídeo em suas redes sociais no qual promovia os complexos vitamínicos da Ultrafarma na quarta reunião de seu secretariado, pouco após a prefeitura receber a doação da empresa (assista ao fim da matéria). Na ocasião, o prefeito anunciou diversos produtos da marca e afirmou que estava trazendo “uma boa dose de vitaminas” para seus subordinados. “Tudo isso para aguentar o tranco aqui, que não vai ser fácil.”

A Ultrafarma bancou ações publicitárias da prefeitura em ao menos dois jogos da seleção brasileira de futebol. Em março, a logomarca do “Cidade Linda” ficou estampada por alguns instantes nas placas eletrônicas de publicidade do Estádio Centenário, no Uruguai, onde a seleção da casa enfrentou o Brasil pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Em agosto, a empresa voltou a bancar publicidade da prefeitura em um jogo entre a seleção brasileira e o Equador.

Ao menos em relação ao preço, o produto que homenageia Doria parece ser mais acessível em comparação a complexos vitamínicos semelhantes no mercado. Um vitamínico com 60 comprimidos da marca Centrum, cujas peças publicitárias são estreladas pelo também presidenciável Luciano Huck, custa quase 80 reais no site da Ultrafarma.

Ao contrário da “farinata”, alimento feito a partir de restos de comida próximos do vencimento e anunciado como carro-chefe do programa de combate à fome da prefeitura, o “DoriaVit” está em dia com os dados nutricionais. Além de apresentar valores calóricos e vitamínicos, o produto também traz contraindicações, especialmente para casos de alergia.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo