Política

Doria volta atrás e diz que participará de debate das prévias do PSDB

Evento está sendo organizado pelos jornais O Globo e Valor Econômico, do Grupo Globo

O governador de São Paulo, João Doria. Foto: Governo de São Paulo Doria reagiu. Foto: GOVESP
Apoie Siga-nos no

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), declarou que vai comparecer ao debate das prévias do PSDB promovido pelos jornais O Globo e Valor Econômico, ambos do Grupo Globo. O evento deve ocorrer em 19 de outubro, no Rio de Janeiro, com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio (PSDB-AM).

O debate é uma das etapas para o PSDB escolher quem será a sua aposta para a 3ª via na eleição de 2022.

O anúncio representa uma mudança de posição, já que Doria havia comunicado, na sexta-feira 15, que não iria ao debate, por discordância das regras. O tucano, porém, não explicitou a regra de qual discorda.

Segundo O Globo, o evento foi anunciado publicamente em 3 de setembro, e o PSDB havia dito naquela época que todos os seus pré-candidatos estavam comprometidos a participar do debate de acordo com as regras que fossem estabelecidas pelos jornais. Os veículos afirmaram que as normas foram enviadas em 8 de outubro.

O Globo disse ainda que a única divergência registrada dizia respeito à duração do debate: Doria e Virgílio queriam 1h30 de discussões, enquanto Leite e a direção nacional do PSDB defendiam a opção que acabou sendo escolhida, de 2 horas.

Em nota de sua assessoria, Doria disse que foi convencido por apoiadores a voltar atrás da decisão.

“Após receber centenas de mensagens do Brasil inteiro de filiados e apoiadores da sua candidatura, o Governador de São Paulo João Doria reconsiderou sua decisão e irá participar do debate promovido pelo jornal O Globo e Valor Econômico no próximo dia 19 no Rio de Janeiro”, disse.

O evento será exibido ao vivo, em vídeo, nas redes sociais dos jornais do Grupo Globo.

Ao anunciar que o Grupo Globo realizaria o 1º debate das suas prévias, o PSDB disse que haverá outros cinco eventos do tipo em cada uma das regiões do País.

“Em todos eventos serão discutidas as propostas dos pré-candidatos do partido sobre os principais temas da sociedade brasileira, de modo especial envolvendo temáticas da região onde ocorrerá o debate”, disse a legenda.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo