Política
Doria tenta se afastar de Bolsonaro e faz duras críticas ao presidente
‘Jamais nomearia meu filho embaixador’, criticou o governador de São Paulo em entrevista
O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), voltou a criticar o presidente Jair Bolsonaro. Em um entrevista concedida ao portal Uol, nesta quarta-feira 21, Doria criticou a indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada do Brasil em Washington, nos EUA. “Não é uma boa atitude. Eu jamais nomearia nem meu filho, nem ninguém da minha família para nenhuma função pública”, criticou o governador.
Doria também desaprovou o desmonte da política ambiental do governo de Bolsonaro, que levou países como Alemanha e Noruega pararem de investir no combate ao desmatamento na Amazônia. Para o tucano, evitar o radicalismo é o caminho. “Os riscos são reais. Estive em Londres e ouvi de investidores europeus críticas duríssimas à política ambiental do Brasil. Não é um bom caminho”, contou.
Outro ponto criticado por Doria foi a atitude de Bolsonaro ao cancelar encontro com o ministro de Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian. O francês veio para o Brasil em julho só para se encontrar com o presidente, e Bolsonaro cancelou a reunião de última hora para cortar o cabelo.
Ao saber disso, João Doria imediatamente convidou o ministro para uma reunião. “A França é um dos cinco países mais importantes na relação bilateral com o Brasil. Não foi um bom gesto”, avaliou Doria.
O tucano se classificou como centro e disse que o novo PSDB, bandeira levantada por ele dentro do partido, vai caminhar para essa posição. “Não quero ser herói nem líder, só defendo uma linha mais de centro e equilíbrio. Que saiba dialogar com a esquerda e direita, ouvir e ter humildade. Sem diálogo não é democracia, é ditadura”, disse.
E foi esse o conselho que Doria ofereceu para Jair Bolsonaro: “Dialogue. Tenha a capacidade de compreender e entender e fazer desse diálogo uma bandeira importante para o seu governo”.
Doria esteve ao lado de Bolsonaro no segundo turno da campanha presidencial e agora tenta se afastar do pesselista. Essa não é a primeira vez que o governador de São Paulo criticou o presidente, que está tendo uma queda na popularidade e já é o presidente em primeiro mandato mais mal avaliado, desde Fernando Collor quando começaram as pesquisas de avaliação presidencial.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
João Doria e Partido Novo entram em colisão com Bolsonaro após polêmicas
Por CartaCapital
Doria diz defender Moro mesmo ‘se algum erro foi cometido’
Por CartaCapital
Novo tucano, Alexandre Frota faz Rodrigo Maia chorar em evento
Por CartaCapital



