Política

João Doria é eleito governador de São Paulo

O tucano não era o preferido da maioria do eleitorado da capital paulista, mas conquistou os votos de boa parte do interior do estado

O tucano João Doria durante debate da Band
Apoie Siga-nos no

Márcio França Márcio França, candidato do PSB, venceu a eleição contra o tucano João DoriaJoão Doria (PSDB) é eleito governador de São Paulo neste domingo 28. O  tucano recebeu 51,75% dos votos válidos, contra 48,25% de seu opositor e atual governador, Márcio França (PSB).

No primeiro turno da eleição, Doria teve 31,7% dos votos válidos e França, 21,5%. Ontem, o Datafolha apontava leve vantagem do socialista, com 51% da preferência, contra os 49% do tucano. 

Publicitário, jornalista e empresário, Doria ficou conhecido por apresentar talk-shows e organizar eventos entre o empresariado e político brasileiros, que deram as bases para a sua empresa chamada Grupo Doria. Filho de político, o pai do tucano teve o mandato cassado pelo Ato Institucional 1, que ocorreu logo após o golpe militar de 1964. A família precisou se exilar por dez anos em Paris. 

Se elegeu prefeito da capital paulista nas eleições de 2016 no primeiro turno. Apesar disso, o tucano ficou apenas um ano e três meses no governo municipal com propostas polêmicas, como a farinata para a merendas das crianças. Abandonou a gestão porque queria tentar a Presidência. Novo no PSDB, teve que recuar de suas ambições originais por falta de apoio dos “cabeças brancas” do partido. Decidiu assim disputar o pleito estadual.

Mesmo tento vivido os efeitos da ditadura na própria família, Doria demonstra bastante afinidade com as declarações violentas, autoritária e nada democráticas do candidato à Presidência, Jair Bolsonaro (PSL). Tanto que declarou apoio e voto ao ex-militar, apostando numa captação de votos do eleitorado do pesselista. Ele é o maior impulsionador da hashtag #BolsoDoria e reproduz a fala do pesselista nas coletivas dadas a imprensa.

Logo após o primeiro turno, seu partido, o PSDB, declarou neutralidade na corrida presidencial, fato que o tucano se vangloria por dizer que influenciou na decisão da legenda. Apesar disso, a Esquerda Pra Valer – corrente do partido que se considera progressista – declarou apoio conjunto à candidatura de Fernando Haddad (PT).

A deferência de Doria a Bolsonaro não pareceu ser recíproca. Recentemente o tucano foi ao Rio de Janeiro com o propósito de gravar propaganda eleitoral com o ex-militar, porém  não foi recebido por seu admirador. Um dia depois o pesselista respondeu a imprensa com ares indiferentes sobre a não-visita do tucano.

Nos bastidores, porém, fala-se  que o encontro foi barrado por um dos coordenadores de campanha, o major Olímpio, que é um forte apoiador da candidatura de Márcio França.

França

Apesar de perder o pleito, França foi a grande surpresa da eleição estadual. Em terceiro lugar na maior parte das pesquisas de primeiro turno, cresceu às vésperas da votação e passou Paulo Skaf (MDB), que acabou o apoiando neste segundo turno.

Ele entrou no PSB no ano de sua refundação, em 1988, quando se elegeu vereador de São Vicente, cumprindo dois mandatos, até 1996. Em seguida assumiu a Prefeitura na cidade e se reelegeu. Foi deputado federal  e retornou a São Paulo no governo Alckmin, onde chefiou pastas duas pastas da gestão tucana: Esporte, Lazer e Turismo, e de Desenvolvimento Econômico.

A proximidade com o governador fez com que ele se tornasse candidato vice na campanha de Geraldo Alckmin nas eleições 2014. O socialista assumiu o Palácio dos Bandeirantes em abril deste ano, após o tucano se desligar da gestão para tentar a Presidência da República.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo