Política

Doria anuncia investimentos milionários em reduto paulista de Bolsonaro

O pacote de iniciativas para o Vale do Ribeira, uma das regiões mais pobres do estado, deve custar 57 milhões

O governador João Doria. Foto: Governo do Estado de São Paulo
Apoie Siga-nos no

O governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou, nesta quarta-feira 9, o investimento de 57 milhões de reais em ações governamentais no Vale do Ribeira, uma das regiões mais pobres do estado – e também reduto político de Jair Bolsonaro e parentes.

O projeto, chamado de “Vale do Futuro”, tem como objetivo integrar áreas de desenvolvimento econômico, social, cultural, de crédito, além de regularização fundiária e de regulamentação de terras quilombolas, anunciou o governo. Doria apresentou o megaprograma no município de Registro, e também inaugurou a penitenciária do município.

“Eu trouxe uma série de boas notícias. Nosso objetivo é transformar o Vale do Ribeira no Vale do Futuro. Para isso é preciso ação, desenvolvimento, planejamento, investimentos públicos em todos os setores e também atração de investimentos privados. E está acontecendo”, disse, acompanhado de secretários do governo tucano.

Há décadas o Vale do Ribeira tem médias ruins em indicadores de desenvolvimento social como PIB per capita, inscrição em programas sociais, renda média de emprego formal, mortalidade infantil, entre outros.

A região abriga Eldorado Paulista, cidade onde Jair Bolsonaro cresceu. Parte da família do ex-capitão ainda vive e mantém forte influência na região. Mãe, irmãos, sobrinhos e cunhados do presidente são donos de 19 empresas, 14 delas abertas nos últimos oito anos, segundo levantamento feito por CartaCapital no ano passado.

Em setembro de 2020, em meio a pandemia, o presidente esteve presente no Vale do Ribeira para anunciar a construção de uma ponte 15 milhões de reais na cidade de Pariquera-Açu.

Na ocasião, foi reservada uma arena para sediar o evento, ignorando as recomendações do Plano São Paulo – o projeto de controle de quarentena do governo paulista. Um pequeno público se aglomerou para receber Bolsonaro, o filho deputado Eduardo e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Ninguém usava máscara.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo