Política
Dodge pede depoimento de Temer sobre corrupção no setor de portos
A suspeita é a de que o presidente e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures atuaram para beneficiar empresa que opera no Porto de Santos

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para ouvir Michel Temer em um inquérito que investiga suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro na edição de um decreto do setor de portos.
Segundo informações do portal G1, o pedido foi enviado na sexta-feira 29 para o ministro Luís Roberto Barroso, relator do inquérito.
A suspeita é a de que Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) tenham atuado para beneficiar a Rodrimar, empresa especializada em comércio exterior e que opera no Porto de Santos, no litoral paulista. Antônio Celso Grecco e Rodrimar Ricardo Conrado Mesquita, respectivamente, dono e diretor da Rodrimar, também são investigados.
Leia também:
STF autoriza inquérito contra Temer por corrupção no setor de portos
Amigo empresário é elo de Temer com dinheiro da ‘mala’ de Loures
As acusações se baseiam na delação da JBS. De acordo com informações veiculadas pela imprensa, as suspeitas sobre Temer em relação à edição do Decreto dos Portos surgiram a partir de uma conversa de pouco mais de dois minutos com Loures, interceptada pela Polícia Federal em 4 de maio. Loures, que foi assessor especial da Presidência, estava grampeado.
O deputado tentava saber sobre a assinatura do decreto, e Temer informou o parlamentar que iria assinar o decreto na outra semana.
Após a conversa com Temer, Rocha Loures passou informações por telefone a Ricardo Conrado Mesquita, membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Terminais Portuários e diretor da empresa Rodrimar, que opera no Porto de Santos. O nome de “Ricardo” é apontado pela PGR como um dos possíveis intermediários de repasses ilícitos para Temer.
Um minuto, por favor…
O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.
Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.
Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.
Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.
Assine a edição semanal da revista;
Ou contribua, com o quanto puder.