Dirigentes do PSDB, MDB e União marcam reunião para discutir candidatura única da ‘terceira via’

Os dirigentes devem debater os critérios do processo que escolherá o nome ao Palácio do Planalto

Apoie Siga-nos no

BRASÍLIA – Os presidentes do PSDB, MDB e União Brasil marcaram para esta quarta-feira uma reunião para discutir a a possibilidade de lançar uma candidatura única da chamada “terceira via” para disputar a eleição presidencial em outubro.

Bruno Araújo (PSDB), Baleia Rossi (MDB) e Luciano Bivar (União) já vêm negociando desde fevereiro, mas este é o primeiro encontro entre os três dirigentes depois do fim da janela partidária e do prazo para a desincompatibilização de cargos. Os dirigentes devem debater os critérios do processo que escolherá o nome ao Palácio do Planalto – desempenho nas pesquisas eleitorais, baixa rejeição, composição da chapa, viabilidade financeira devem ser fatores determinantes.

O PSDB tem como pré-candidato o agora ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), que venceu as prévias do partido e renunciou ao cargo na semana passada para se lançar na corrida presidencial. Uma ala da sigla também tenta emplacar o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB), que corre por fora para se viabilizar candidato. Já o MDB trabalha pela candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS). E o União Brasil filiou na última semana o ex-ministro da Justiça Sergio Moro, que entrou no partido dizendo “não ter desistido de nada”.

As negociações também ocorrerão em um momento de estremecimento na relação entre PSDB e o União. Na última sexta-fera, o partido comandado por Bivar convidou o agora governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), a se filiar ao partido. O PSDB, de Araújo, reagiu, chamando o secretário-geral do União, ACM Neto, a ingressar na legenda.

 

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.