CartaExpressa
Diplomata que esteve em reunião golpista com Bolsonaro é dispensado de cargo na Secom
Diplomata estava lotado na pasta desde dezembro de 2023 no grupo de trabalho sobre o G20
A Secretaria de Comunicação (Secom) do Palácio do Planalto dispensou nesta sexta-feira 16 o diplomata Comarci Nunes Filho do cargo que ocuparia no grupo de trabalho sobre o G20. Comarci participou da reunião com Jair Bolsonaro (PL) em que discutiu um possível golpe de Estado.
Segundo a Secom, a decisão de interromper o processo de entrada na equipe foi tomada diante das “novas informações”. O diplomata estava lotado na pasta desde dezembro de 2023.
Reunião do golpe
No último dia 9 de fevereiro, ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, retirou o sigilo do vídeo com a reunião de Jair Bolsonaro (PL) e ministros, ocorrida em 5 de julho de 2022.
O encontro tratou, entre outras coisas, da articulação de uma tentativa de golpe de Estado no país, segundo aponta a investigação da Polícia Federal.
Em um dos momentos, o ex-presidente afirma que não dá para esperar chegar as eleições para que “alguma medida” seja tomada e que “todos aqui, como todo povo ali fora, têm algo a perder”.
A declaração é uma sinalização de que o então chefe do Planalto concordava com os anseios golpistas do seu entorno.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Quem é Wagner Rosário, atual CGE do governo Tarcísio que esteve em reunião de trama golpista
Por André Lucena
Quem era a única mulher na reunião que revelou ‘dinâmica golpista’ no governo Bolsonaro
Por André Lucena
Reunião de Bolsonaro é uma confissão de crime a céu aberto, diz ministro da AGU
Por CartaCapital



