Política

Dilma enfrentaria segundo turno em 2014

Segundo pesquisa, presidenta caiu 21 pontos percentuais após protestos pelo Brasil. Ela enfrentaria no segundo turno a ex-senadora Marina Silva

Dilma enfrentaria segundo turno em 2014, contra Marina Silva
Apoie Siga-nos no

Pesquisa divulgada pelo Datafolha neste sábado 29 mostra uma queda de 21 pontos percentuais na intenção de votos da presidenta Dilma Rousseff (PT) para as eleições de 2014. Três semanas após os protestos que movimentaram o Brasil, a pré-candidata à Presidência passou de 51% das intenções de voto entre 6 e 7 de junho, para 30%. Hoje, a disputa iria para o segundo turno.

Segundo a pesquisa, dos prováveis adversários da petista, quem mais ganhou espaço foi a ex-senadora Marina Silva (Rede). Ela passou de 16% para 23%.

Hoje, Dilma e Marina Silva se enfrentariam em um eventual segundo turno.

Outro que cresceu foi o senador Aécio Neves (PSDB): de 14% para 17%. Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco, oscilou de 6% para 7% das intenções de voto.

O Datafolha entrevistou 4.717 pessoas em 196 cidades do País, entre quinta-feira 27 e sexta-feira 28. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Queda de popularidade

A pesquisa também apontou uma queda de 27 pontos percentuais na popularidade de Dilma nas últimas três semanas. Segundo o instituto, 30% dos brasileiros consideram a gestão da presidenta boa ou ótima após os protestos pelo país. Na primeira semana de junho, a aprovação era de 57%. O maior índice atingido por ela foi em março, quando chegou a 65% de popularidade.

O instituto perguntou ainda sobre o desempenho da presidenta em relação  aos protestos. Para 32%, sua postura foi ótima ou boa. Outros 38% julgaram como regular e 26% avaliaram como ruim ou péssima.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo