Política

Dilma é honestíssima, mas teve dificuldades em se relacionar, diz Temer

Questionado sobre um eventual impeachment de Jair Bolsonaro, porém, ele considerou ser “natural” que Arthur Lira (PP) tente blindar Bolsonaro

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Principal artífice do impeachment de Dilma Rousseff, o ex-presidente Michel Temer (MDB) diz que a derrubada da ex-presidente não se deu por um golpe. Foi, segundo ele, e sim uma consequência da falta de diálogo da petista com o Congresso.

“Não acho que houve golpe. Eu quero dizer que a ex-presidente é honesta. Eu sei, e pude acompanhar, que não há nada que possa apodá-la de corrupta. Ela é honestíssima.Mas houve problemas políticos”, disse Temer em entrevista ao UOL nesta quinta-feira 21. “Ela teve dificuldades teve no relacionamento com a sociedade e com o Congresso Nacional. Esse conjunto de fatores levou multidões às ruas.”

Questionado sobre um eventual impeachment de Jair Bolsonaro, Temer crê que o processo só seria possível com o apoio da população. Ele ainda considerou ser “natural” que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) tente blindar Bolsonaro das ofensivas da oposição.

“No entanto, ele deveria logo examinar esses pedidos. Ou processá-los, ou indeferi-los”, diz.

Até o momento, Lira deixou de analisar ao menos 145 pedidos pendentes de impedimento contra o ex-capitão. O último foi protocolado nesta segunda-feira 18, e tem como justifica do pedido a utilização do aparato público, como a TV Brasil, para veicular desinformação e ataques aos sistemas democráticos nacionais.

Temer recebeu nesta terça-feira 19, 11 senadores do MDB que defendem que a sigla apoie Lula ainda em primeiro turno. Ele, no entanto, indica que só apoiará o petista em um eventual segundo turno.

“Isso, eu vou decidir na hora certa. O ex-presidente Lula fala em todo momento em ‘golpe’, que a reforma trabalhista foi coisa de escravocrata, que o teto de gastos prejudicou o país. Então, como eu vou dizer que eu vou apoiar alguém que quer destruir um legado positivo para o nosso país?”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo