Política
Dilma anuncia sistema de proteção para emails do governo
Novo sistema será criado pelo Serpro para ampliar a privacidade das mensagens oficiais e prevenir espionagem


Brasília (AFP) – A presidenta Dilma Rousseff anunciou no domingo 13, no Twitter, que os emails do governo federal serão protegidos por um novo sistema, criado pelo Serpro – serviço federal de processamento de dados – para evitar casos de espionagem. “Determinei ao Serpro a implantação de um sistema seguro de emails para todo o governo federal. Esta é a primeira medida para ampliar a privacidade e a inviolabilidade das mensagens oficiais”, disse.
“É preciso mais segurança nas mensagens para prevenir possível espionagem”, destacou Dilma.
A medida é uma resposta às denúncias de espionagem dos serviços de inteligência dos Estados Unidos contra funcionários do governo brasileiro e empresas, incluindo a Petrobras.
O projeto prevê a inclusão de empresas privadas no aperfeiçoamento da ferramenta em troca de anúncios na tela dos usuários.
O plano é habilitar o novo sistema até o segundo semestre de 2014.
Leia mais em AFP Movel.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.