CartaExpressa
Desinformação nas eleições preocupa 81% dos brasileiros, aponta levantamento
Apenas 11% dos entrevistados acreditam que a desinformação não terá impacto no pleito, enquanto 6% rechaçam essa possibilidade


Um levantamento do Instituto DataSenado, divulgado nesta quinta-feira, aponta que 81% dos brasileiros consideram que as fake news podem impactar diretamente o resultado das eleições municipais deste ano.
Apenas 11% dos entrevistados acreditam que a desinformação não terá impacto no pleito, enquanto 6% rechaçam essa possibilidade. Aqueles que não souberam ou não quiseram responder somam 2%.
Diante desse cenário, quase oito em cada dez brasileiros afirmam ser “muito importante” controlar as notícias falsas nas redes sociais para garantir uma competição justa. Por outro lado, 19% responderam ser “pouco ou nada importante” exercer esse controle.
Criado em 2004, o DataSenado tem a missão de acompanhar, por meio de pesquisas, enquetes e análises, a opinião pública brasileira sobre o Senado Federal, a atuação parlamentar e temas em discussão no Congresso Nacional.
O instituto ouviu mais de 21 mil pessoas de todo o Brasil entre 5 e 28 de junho deste ano. A sondagem, realizada através de ligações telefônicas, tem um nível de confiança de 95%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Justiça condena Record e Igreja Universal por divulgação de fake news contra Manuela d’Ávila
Por CartaCapital
Como Bolsonaro deve influenciar as eleições municipais
Por Deutsche Welle