Política

Desgastada pela PEC da Blindagem, Câmara investe milhões para ‘modernizar’ imagem nas redes

Além da consultoria da FGV, o presidente Hugo Motta também assinou uma portaria que cria uma nova política de comunicação na Casa

Desgastada pela PEC da Blindagem, Câmara investe milhões para ‘modernizar’ imagem nas redes
Desgastada pela PEC da Blindagem, Câmara investe milhões para ‘modernizar’ imagem nas redes
Federação partidaria, Solidariedade e PRD. Brasília (DF), 25/06/2025 - Presidente da Câmara dos deputados, Deputado Hugo Motta, participa do anúncio da federação partidaria, Solidariedade e PRD. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Em meio ao rescaldo do desgaste pela aprovação da PEC da Blindagem, a Câmara dos Deputados, comandada por Hugo Motta (Republicanos-PB), contratou uma consultoria da Fundação Getúlio Vargas para modernizar a comunicação da Casa nas redes sociais, ao custo de quase 5 milhões de reais. O contrato vale até agosto de 2026.

A informação foi inicialmente publicada pelo G1 e confirmada por CartaCapital.

Do total contratado, 944 mil foram empenhados (ou seja, reservados para pagamento). O arranjo em questão prevê que a FGV forneça mentorias e treinamentos, realize mapeamentos de pontos críticos e construa um manual para as mídias digitais da Câmara. São quatro módulos de atuação, de acordo com o documento: 

  • Governança: imersão e diagnóstico institucional para levantamento de práticas e mapeamento de fluxos; desenvolvimento de diretrizes estratégicas e definição de parâmetros de atuação; capacitação e transferência de conhecimento através de oficinas e mentorias; e sistematização técnica com elaboração de manual para mídias digitais.
  • Monitoramento e inteligência da informação: construção de um sistema de classificação semântico-discursiva em conjunto com a Câmara para definir parâmetros de análise (temas recorrentes, estratégias discursivas); desenvolvimento de diretrizes para elaboração de relatórios analíticos (qualitativos e quantitativos) com recomendações para aprimorar a atuação institucional e estratégias de resposta a crises, entre outros.
  • Planejamento, conteúdo e linguagem: diagnóstico editorial da Câmara; definição de parâmetros estratégicos de comunicação aplicada (planejamento, linguagem pública, storytelling, identidade visual/verbal, segmentação de conteúdos e templates); elaboração de guias técnicos para produção diária de conteúdos.
  • Audiovisual: criação de um Laboratório Audiovisual para produção de vídeos institucionais, podcasts e videocasts em formatos multiplataforma.; desenvolvimento de protocolos técnicos por plataforma (Reels, YouTube Shorts, TikTok, etc.), incluindo roteirização e otimização para acessibilidade; oficinas de capacitação e mentorias em captação, roteirização, edição e direção de imagem.

Com o início do contrato, a fundação tem um mês para dar início ao projeto. A previsão é que esses quatro eixos sejam executados simultaneamente ao longo de dez meses.

Além da consultoria, Motta também assinou uma portaria que cria uma nova política de comunicação na Casa. Agora, os conteúdos produzidos pela instituição não podem “descontextualizar” falas de parlamentares e devem ter linguagem simples. Também estão vetados materiais que favoreçam “posições ou opiniões políticas” ou “desrespeitem a proporcionalidade da representação partidária”.

Desde os protestos contra a aprovação da proposta que blindava parlamentares de investigação, o chefe da Câmara busca criar uma ‘agenda positiva’ na Casa. Primeiro, concedeu uma série de entrevistas a diversos veículos. Depois, promoveu mudanças na pauta do plenário, privilegiando temas caros à população, como segurança e educação.

Em outra frente, o paraibano lançou o “Câmara pelo Brasil”, uma iniciativa que visa ampliar os canais de diálogo da sociedade civil com o Parlamento. Com a derrubada da medida provisória do IOF, porém, a Casa voltou a ser alvo de protestos. Nesta quarta, Motta chegou a ser vaiado ao participar de evento do Dia do Professor com Lula no Rio de Janeiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo