Política

Vox Populi / CartaCapital: Governo Dilma é aprovado por 52%

Segundo levantamento, a presidenta tem maior aceitação nas zonas rurais do que nas cidades

Vox Populi / CartaCapital: Governo Dilma é aprovado por 52%
Vox Populi / CartaCapital: Governo Dilma é aprovado por 52%
A presidenta Dilma Rousseff participa da formatura da Turma 2011/2013 do Instituto Rio Branco e Condecoração da Ordem do Rio Branco (17/6)
Apoie Siga-nos no

O desempenho da presidenta Dilma Rousseff à frente do governo federal é aprovado por 52% da população brasileira. Segundo a primeira pesquisa Vox Populi / CartaCapital, realizada entre os dias 7 e 11 de junho, 10% dos entrevistados consideram seu governo “ótimo” e  42% o avaliam como “bom”. Outros 36% dos entrevistados disseram considerar a administração “regular” e 11%, “negativo”.

Com popularidade média de 50% nas capitais do País, Dilma apresenta aceitação mais alta nas zonas rurais. Dentre os brasileiros que vivem no campo, 66% consideram o desempenho da presidenta positivo.

Há também variações quando o nível de escolaridade é levado em conta. Enquanto 60% dos que cursaram até a 4ª série do ensino fundamental avaliam seu governo como positivo, 9% o desaprovam. Já entre os que têm ensino superior completo, 46% avaliam seu desempenho como positivo e 18%, como negativo.

Em relação à renda familiar, Dilma tem 61% de aprovação entre os que recebem até 1 salário mínimo; 55% entre os que recebem até dois salários e 49% entre os que ganham até cinco salário. A aprovação cai para 43% entre os que recebem mais de dez salários mínimos.

Vale lembrar que a primeira rodada da pesquisa Vox Populi / Carta Capital foi feita antes dos protestos que tomaram diferentes cidades do País contra a tarifa de transporte público.

O resultado é similar aos índices observados por outros institutos, como a pesquisa CNI/Ibope do dia 19, na qual  55% dos brasileiros diziam considerar seu governo ótimo ou bom, o da CNI/MDA do dia 11, em que Dilma teve 54,2% de aprovação, e o Datafolha do dia 8, que apresentou a presidenta com 57% de aprovação).

Para o levantamento foram entrevistados 2.200 eleitores maiores de 16 anos em áreas urbanas e rurais de 207 municípios, em todos os estados brasileiros (exceto Roraima) e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,1 pontos para mais ou para menos.

A consulta feita em parceria será realizada, em média, de dois em dois meses, o que permitirá análises comparativas com base em uma mesma pesquisa.

gráfico popularidade

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo