Política

Deputados protocolam requerimento para criação de CPI da cloroquina

Parlamentares querem que governo e Exército sejam investigados por superprodução, custos de fabricação e distribuição dos remédios

O presidente Jair Bolsonaro, em campanha pelo uso da hidroxicloroquina. Foto: Reprodução/Facebook O presidente Jair Bolsonaro, em campanha pelo uso da hidroxicloroquina. Foto: Reprodução/Facebook
Apoie Siga-nos no

Um requerimento na Câmara dos Deputados pede a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue a superprodução, os custos da fabricação e os critérios de distribuição da cloroquina e da hidroxicloroquina pelo governo federal e pelo Exército, como forma de enfrentamento à covid-19.

Os medicamentos não têm eficácia comprovada cientificamente, mas o presidente Jair Bolsonaro faz campanha aberta pelo uso das substâncias.

O documento foi protocolado nesta quarta-feira 29, com a assinatura de deputados do PT: Alencar Santana (SP), Arlindo Chinaglia (SP), Jorge Solla (BA), Paulo Pimenta (RS), Rogério Correia (MG) e Rosa Neide (MT). Para que a CPI seja instalada, o requerimento precisa ter 171 assinaturas.

O texto destaca a falta de protagonismo do Ministério da Saúde no combate à crise sanitária e critica Bolsonaro pela promoção do uso da cloroquina e pela defesa da modificação de protocolos referentes ao uso do remédio. Apesar do entusiasmo do presidente da República, argumentam os petistas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já ordenou a interrupção das pesquisas com os medicamentos.

Ainda assim, apontam os parlamentares, já foram produzidos cerca de 3 milhões de comprimidos de cloroquina pelo Laboratório Químico do Exército, segundo mostrou a colunista Carla Araújo no portal UOL, em 23 de julho.

“Fato esse que preocupam diversas autoridades do país por parecer ultrapassar os limites da razoabilidade da gestão pública, ao despender significativos recursos em uma ação sem retorno comprovado”, escrevem os parlamentares. “É necessário e urgente que a Câmara dos Deputados realize procedimento investigativo para elucidar ao país a existência de superprodução de comprimidos de cloroquina e hidroxicloroquina pelo Governo Federal e pelo Exército.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar