Política

Deputados pedem quebra de sigilo fiscal e bancário de homem que ameaçou Felipe Neto

Influenciador digital foi ameaçado por homem que integrou grupo que simulou atentado contra o STF

O influenciador digital Felipe Neto. Foto: Reprodução/YouTube
Apoie Siga-nos no

Deputados federais do PSOL pediram a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático de Leandro Cavalieri, homem que ameaçou o influenciador digital Felipe Neto com um alto-falante em frente ao condomínio do youtuber. O anúncio foi feito nesta sexta-feira 31, pelo deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), nas redes sociais.

Em vídeo que circula na internet, Cavalieri está de camisa amarela, próximo a um carro com uma bandeira do Brasil. Nas imagens, ele acusa o influenciador de ser uma “pessoa imunda” e diz que “seu tempo acabou”. Na quinta-feira 30, o jornal O Globo revelou que o homem também estava no grupo que jogou fogos de artifício em direção ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).

Além de Marcelo Freixo, assinam o documento os deputados David Miranda (RJ), Talíria Petrone (RJ), Glauber Braga (RJ), Luiza Erundina (SP), Sâmia Bomfim (SP), Ivan Valente (SP), Áurea Carolina (MG), Edmilson Rodrigues (PA) e a líder da bancada na Câmara, Fernanda Melchionna (RS).

No requerimento, eles argumentam à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News que a quebra dos sigilos é necessária porque “é preciso saber quem financia e quem se beneficia desse esquema criminoso”.

“Todos esses fatos trazidos à baila deixam claro que há em curso um amplo e sistemático modelo de disseminação de Fake News e ataques antidemocráticos que, aliado ao recrudescimento autoritário, têm graves consequências para a democracia brasileira e que coloca em risco a Constituição Federal de 1988”, diz o documento. “O acesso a dados sigilosos constitui o principal meio para esclarecimento das reais condições e circunstâncias em que se deram as sequências de ataques por meio de fake news e sua possível ligação com redes maiores de desinformação.”

O PSOL também apresentou ao STF, endereçado ao ministro Alexandre de Moraes, em que pede a investigação de Cavalieri no âmbito do inquérito das fake news, por disseminação de notícias falsas contra Felipe Neto.

“A escalada de ataques contra o youtuber coincide com as críticas que o influenciador digital vem fazendo ao presidente da República. Ou seja, tais atos guardam íntima relação com o Inquérito em curso neste Supremo Tribunal Federal”, escrevem. “Trata-se de um modus operandi articulado pela extrema-direita no Brasil: destruir reputações a partir de fakes news. Tal como foi feito com todos aqueles que foram considerados inimigos do governo, incluindo aqueles que fizerem parte dele e saíram.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo