Política
Deputados bolsonaristas abrem representação contra Lula no Tribunal de Haia
Parlamentares pedem providências sobre acusações do presidente de genocídio contra o povo palestino


Deputados da oposição protocolaram, nesta sexta-feira 23, uma representação no Tribunal Penal Internacional de Haia contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No documento, o grupo pede que a Corte adote providências contra às declarações do presidente, que acusam Israel de promover um genocídio contra a população palestina, na Faixa de Gaza.
A representação, encabeçada pelo deputado Rodolfo Nogueira (PL), foi assinada por 68 parlamentares.
Segundo o texto, o discurso adotado por Lula fomenta “ódio e antissemitismo” ao comparar a investiga da Israel com o extermínio promovido pela Alemanha nazista: “é inadmissível e irresponsável comparar situações incomparáveis”.
Para eles, o petista “promovem uma narrativa que pode incitar a hostilidade, o ódio e a discriminação contra um povo e sua legítima defesa”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula: ‘O que o governo de Israel faz contra o povo palestino não é guerra, é genocídio’
Por CartaCapital
Lula tem razão e expôs à luz o cinismo da comunidade internacional
Por Roberto Amaral