CartaExpressa

Deputado quer convocar Lewandowski à CPI do MST por elogios ao movimento

Durante visita a uma escola do movimento, em fevereiro, o ex-ministro do STF disse que o MST é um ‘exemplo’ para a democracia

Ricardo Lewandowski
O ministro Ricardo Lewandowski, do STF. Foto: Nelson Jr/STF Ministro Ricardo Lewandowski votou para garantir que o presidente respeite uma série de normais legais ao nomear reitores e vice-reitores de universidades federais. Foto: Nelson Jr/STF
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) apresentou um requerimento à CPI aberta para investigar as ações do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra no qual pede a convocação do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski para explicar supostas relações com o MST.

Durante visita a uma escola do movimento, em fevereiro, o magistrado disse que o MST é um “exemplo” para a democracia brasileira. “Quero começar dizendo que muitos me chamaram de excelência, mas quero dizer que excelência é o povo brasileiro. Visitando a Escola do MST, percebi do que é capaz o povo organizado. E a escola é um exemplo disso”, afirmou Lewandowski na época.

No documento, o parlamentar defende o depoimento do ex-ministro para esclarecer suas declarações, “especialmente relacionadas às recentes invasões de terras produtivas ocorridas em diversas regiões do País”.

Gaspar ainda cita o direito à propriedade, previsto na Constituição, e avalia como “contraditória” a afirmação de Lewandowski. “Foi, para dizer o mínimo, contraditório zelar pela garantia constitucional do direito à propriedade [enquanto ministro do STF] e se irmanar em evento de organização, cujos coordenadores, que tem por objetivo a invasão de propriedade privada”, acrescenta.

O requerimento foi enviado à presidência da CPI e ainda precisa ser discutido e votado pelos demais integrantes da comissão. O colegiado foi instalado na última quarta-feira 17 e conta com articulação da bancada ruralista da Câmara. Com maioria bolsonarista, a ideia é atuar como ponto de desgaste do governo Lula (PT).

CartaCapital procurou o ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski para comentar o assunto e aguarda retorno.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo