Política

Deputado protocola pedido de CPI para investigar 123 Milhas, Hurb e Booking

Duarte Jr. (PSB-MA) quer focar no mercado de comercialização de milhas

O deputado federal Duarte Jr. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA) protocolou na quarta-feira 30 o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara para apurar supostas irregularidades em empresas do setor de viagens. O requerimento atingiu nesta semana as 171 assinaturas necessárias para a sua apresentação.

A solicitação de instalação da CPI da 123 Milhas, conforme ficou conhecida, foi impulsionada pelo escândalo que envolve a empresa após a suspensão de passagens compradas na linha Promo. A CPI também investigaria empresas como Booking e Hotel Urbano.

A 123 Milhas já virou alvo da CPI das Pirâmides Financeiras, mas o autor do requerimento sustenta a necessidade de abrir uma comissão específica para investigar o caso, porque, segundo ele, a apuração das pirâmides ocorre em vertente distinta. O objetivo nesse caso seria ter foco no direito do consumidor.

“O objeto da CPI é exatamente investigar essas empresas que atuam no mercado de comercialização de milhas, recebendo dinheiro antecipado, podendo monetizar em cima desse recurso e prometendo a entrega de um serviço ao consumidor depois de dois, três anos”, disse o parlamentar a CartaCapital.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já teria se demonstrado aberto à instauração da CPI. Em uma conversa na manhã da quarta-feira 30, Lira teria dito que prefere aguardar o encerramento das quatro CPIs que já estão em andamento e indicado que não deve conceder prorrogações.

Estão em funcionamento as CPIs das Pirâmides, do Movimento Sem-Terra, da Americanas e das Apostas Esportivas. A Câmara só permite o funcionamento de cinco Comissões de Inquérito ao mesmo tempo.

Em 13 de setembro, às 10h, os sócios da 123 Milhas devem prestar esclarecimentos em uma audiência na Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara, a partir de requerimentos de Duarte e do deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP).

Nesta quinta-feira 31, a Justiça aceitou o pedido de recuperação judicial da 123 Milhas. A relação de credores ultrapassa 700 mil pessoas, conforme cálculo inicial.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo