Política
Deputado do PT pede busca e apreensão contra bolsonarista que exibiu fuzil e pistola na Câmara
O deputado Delegado Caveira (PL-PA) exibiu as armas em seu gabinete; na peça, Rogério Correia (PT-MG) destaca que a conduta viola as normas da Casa


O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) entrou com uma representação junto à Câmara dos Deputados solicitando busca e apreensão das armas de fogo em posse do deputado Delegado Caveira (PL-PA).
O pedido, feito no sábado 3, aconteceu depois que o parlamentar bolsonarista exibiu duas armas em seu gabinete nesta semana. Na ocasião, Caveira posou segurando uma pistola de calibre .40 ao lado do vereador bolsonarista Zezinho Lima (PL-PA), que segurava um fuzil de 5.56 mm.
“O ingresso de armas nas dependências da Câmara, especialmente armas de guerra, está condicionado ao acautelamento prévio das armas junto ao Departamento de Polícia Legislativa, nos termos do artigo 2º do Ato da Mesa nº 103/2019, tampouco há notícia de autorização excepcional concedida pela autoridade competente”, destacou, na peça, o parlamentar petista.
O deputado federal ainda afirma que as armas foram ostensivamente exibidas a assessores e visitantes sem qualquer registro prévio ou autorização da Polícia Penal.
“O porte de armas de fogo de uso restrito nas dependências da Câmara, além de violar as normas de segurança da Casa, configura afronta à Mesa e todos os Deputados, sendo incompatível com o regular funcionamento da Casa Legislativa sob a égide do Estado Democrático de Direito”, acrescentou Correia.
Na peça, o deputado federal pede busca e apreensão das armas de fogo no gabinete de Caveira e a apuração de infração de possíveis infrações e crimes cometidos pelo parlamentar do PL.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro tem alta após três semanas de internação
Por CartaCapital
Janja cobra ‘medidas firmes’ de Motta para encerrar ‘ciclo de misoginia’ na Câmara
Por CartaCapital