Política

Deputado do PT apresenta PL que tira da meta fiscal gastos para prevenção de desastres naturais

‘Estamos garantindo que o governo tenha flexibilidade financeira para tomar medidas eficazes de proteção ambiental’, diz

Deputado do PT apresenta PL que tira da meta fiscal gastos para prevenção de desastres naturais
Deputado do PT apresenta PL que tira da meta fiscal gastos para prevenção de desastres naturais
O deputado Lindbergh Farias. Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) apresentou o projeto de lei complementar para retirar da meta fiscal os gastos para prevenção de desastres naturais e mitigação das mudanças climáticas.

“Nós precisamos de uma política estruturada de prevenção dos eventos climáticos extremos e não se faz isso sem orçamento”, justifica o parlamentar.

“Investir em medidas de prevenção, mitigação e adaptação é fundamental para proteger vidas, reduzir danos, fortalecer a resiliência das comunidades e promover o desenvolvimento sustentável do país”, completa Lindbergh.

O parlamentar justifica ainda que o orçamento para prevenção e atendimento de desastres era de 11,4 bilhões de reais em 2013. Já o orçamento de 2023, o último feito pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), teve 1,1 bilhão de reais para essa área.

“Ou seja, aumentaram os eventos climáticos extremos e o orçamento ficou cada vez menor. Não faz nenhum sentido”, questiona.

A Câmara e o Senado já aprovaram um decreto do presidente Lula (PT) que retira do cálculo da meta fiscal os recursos para unidades da federação em estado de calamidade pública, como o Rio Grande do Sul agora.

O Congresso também aprovou o projeto de lei complementar que suspende o pagamento da dívida do Rio Grande do Sul por 36 meses.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo