Política

Deputado Celso Jacob é preso por ordem do STF

Os recursos apresentados pelo deputado foram negados, sendo que o mais recente foi considerado “protelatório”

Condenado em 2006, o deputado teve um recurso negado ano passado pelo STF
Apoie Siga-nos no

O deputado Celso Jacob (PMDB-RJ) foi preso nesta terça-feira (6) pela Polícia Federal, no aeroporto de Brasília. Em 23 de maio último, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal havia determinado a expedição de mandado de prisão contra o parlamentar. Na ocasião, Jacob negou as acusações e anunciou que, com advogados, estudaria um novo recurso ao Supremo.

Na Ação Penal 971, Jacob foi considerado culpado dos crimes de falsificação de documento público e dispensa indevida de licitação para construção de creche quando era prefeito de Três Rios (RJ), em 2002. A pena foi fixada em 7 anos e 2 meses de prisão no regime semi-aberto, mais multa.

Os recursos apresentados pelo deputado foram negados, sendo que o mais recente foi considerado “protelatório”. Em 23 de maio, o ministro Edson Fachin, relator do processo na Primeira Turma do STF, declarou também o trânsito em julgado da ação penal, independentemente da publicação do acórdão. O voto foi acompanhado por unanimidade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar