Política
Deputado “Carteiro Reaça” do PSL é acusado de rachadinha
Parlamentar é alvo de denúncia apresentada à Procuradoria-Geral de Justiça


O ex-assessor Alexandre de Andrade Junqueira apresentou à Procuradoria-Geral de Justiça, na segunda-feira 14, uma denúncia em que acusa o deputado estadual Gil Diniz (PSL-SP), conhecido como “Carteiro Reaça”, de suposta prática de “rachadinha”.
“Rachadinha” é o nome dado ao esquema em que o político se apropria de parte ou totalidade dos salários dos seus funcionários. Junqueira trabalhou como assessor especial de Diniz e foi exonerado em 31 de julho. Sua remuneração era de aproximadamente 15 mil reais.
Na denúncia, o ex-assessor também afirma que há uma funcionária fantasma no gabinete do deputado. O parlamentar ainda não se pronunciou sobre o caso.
Gil Diniz é um dos principais aliados da família Bolsonaro em São Paulo. Ele trabalhou como assessor de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), entre 2016 e 2018. Hoje, é vice do diretório do partido em São Paulo, comandado pelo filho 03 do presidente da República.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.