Política

Deputado bolsonarista protocola projeto para extinguir a UERJ

Anderson Moraes (PSL-RJ) argumenta que a universidade tem um ‘nítido aparelhamento ideológico com viés socialista’

Deputado estadual Anderson Moraes (PSL – RJ) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos). Foto: Reprodução/Twitter.
Apoie Siga-nos no

O deputado estadual Anderson Moraes (PSL-RJ) protocolou na terça-feira 25 um Projeto de Lei em que propõe extinguir a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Ligado ao presidente Jair Bolsonaro, Moraes argumenta que a universidade tem um “nítido aparelhamento ideológico com viés socialista”. A UERJ é considerada a nona melhor universidade do Brasil e uma das 60 melhores do mundo.

O deputado propõe também a transferência de vagas para universidades privadas e o leilão dos prédios públicos que hoje abrigam os estudantes.

“A UERJ é um dos órgãos estaduais que causa maior impacto no orçamento estadual, concentrando milhões de reais do pagador de impostos numa estrutura pesadas e com resultados contestáveis”, justifica Anderson.

Presidente da Alerj descarta votar projeto

O presidente da Alerj, o deputado André Ceciliano (PT), afirmou nesta quarta-feira 26 que o projeto não será votado em sua gestão.

“Enquanto eu for presidente, não vota. É inconstitucional e isso seria atribuição do Poder Executivo”, diz Ceciliano, que exaltou a Uerj.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo