Política

Blogueiro e deputado bolsonaristas são alvos de operação da PF

Ao todo, são 21 mandados de busca e apreensão

Blogueiro e deputado bolsonaristas são alvos de operação da PF
Blogueiro e deputado bolsonaristas são alvos de operação da PF
Daniel Silveira e Allan dos Santos. (Montagem: Pleno News) Daniel Silveira e Allan dos Santos. (Montagem: Pleno News)
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal realiza, na manhã desta terça-feira 16, buscas e apreeensões no apartamento do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ).

A informação foi confirmada pelo parlamentar em seu Twiter.

“Polícia Federal em meu apartamento. Estou de fato incomodando algumas esferas do velho poder. E cada dia estarei mais firme nessa guerra! Ah! E não nos esqueçamos nunca: #NaoMexamComWeintraub Força & Honra!”, publicou Silveira.

O deputado é um dos parlamentares do PSL que são investigados nos inquérito das fake news, que investiga ataques e ofensas contra os ministros do Supremo Tribunal Federal.

Também são alvos da operação o blogueiro Allan dos Santos, o publicitário Sérgio Lima e o empresário Luís Felipe Belmonte. Os dois últimos, de acordo com o portal G1, são ligados ao Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro pretende criar.

As buscas e apreensões foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), dentro do inquérito que investiga a realização de atos antidemocráticos.

Ao todo, são 21 mandados, e os alvos estão em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão e Santa Catarina.

O objetivo da ação desta terça, segundo os investigadores, é levantar provas sobre a organização dos atos e sobre quem os financia. Os atos atacaram e ameaçaram instituições como o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), o que é inconstitucional.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo