Política

Deputado articula acareação entre Delgatti e Zambelli na CPMI do 8 de Janeiro

Segundo Rogério Correia (PT-MG), trata-se de um instrumento ‘imprescindível para o avanço das investigações’

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) protocolou nesta segunda-feira 11 um pedido de acareação entre a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti na CPMI do 8 de Janeiro.

Segundo o petista, as acusações de Delgatti contra a parlamentar bolsonarista “estão no cerne das investigações promovidas por esta CPMI, ficando evidente que a acareação enter as duas partes que se contradizem é imprescindível para o avanço das investigações”.

O hacker está preso preventivamente desde 2 de agosto, dia em que a Polícia Federal deflagrou uma operação contra os responsáveis por uma invasão ao sistema informatizado do Poder Judiciário. A corporação também cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Zambelli.

Em depoimento à PF em agosto, Delgatti afirmou ter recebido cerca de 40 mil reais de Zambelli para invadir sistemas da Justiça. Ao depor à CPMI do 8 de Janeiro, no mês passado, ele também implicou o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira de Oliveira, além de outros militares.

À comissão, o hacker declarou que Bolsonaro prometeu lhe conceder um indulto caso assumisse a autoria de um suposto grampo telefônico com “conversas comprometedoras” do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Também reforçou ter “orientado” a produção do relatório do Ministério da Defesa sobe as urnas, entregue ao Tribunal Superior Eleitoral em novembro de 2022, após o segundo turno da eleição presidencial.

Em nota divulgada em agosto, a defesa de Zambelli também rechaçou “qualquer acusação de prática de condutas ilícitas e ou imorais pela parlamentar, inclusive, negando as aleivosias e teratologias mencionadas pelo senhor Walter Delgatti”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo