CartaExpressa

Deputado aciona MP após Exército adquirir ferramenta que extrai dados de celulares e redes sociais

Na representação, Reginaldo Lopes (PT-MG) diz que ‘estão em curso ameaças reais e potenciais aos cidadãos brasileiros’

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG). Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Líder do PT na Câmara, o deputado federal Reginaldo Lopes (MG) acionou o Ministério Público do Distrito Federal para apurar a utilização de programas de espionagem por órgãos especiais de investigação.

A representação foi encaminhada após o jornal Folha de S. Paulo publicar, nesta quarta-feira 3, que o Comando de Defesa Cibernética do Exército adquiriu pela primeira vez uma ferramenta que permite a extração de dados de telefones celulares, de sistemas de nuvem dos aparelhos e de registros públicos armazenados em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter.

De acordo com o veículo, a contratação foi feita com dispensa de licitação e assinada nos últimos dias de 2021, quando o atual ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, era comandante do Exército.

Na representação, o deputado pede esclarecimentos sobre o uso da ferramenta e destaca que “estão em curso ameaças reais e potenciais aos cidadãos brasileiros, suas instituições e, especialmente, ao processo democrático eleitoral, de modo que providências preventivas devem ser adotadas para impedir tais crimes e responsabilizar, se for o caso, os envolvidos”.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo