CartaExpressa
Deputado aciona MP após Exército adquirir ferramenta que extrai dados de celulares e redes sociais
Na representação, Reginaldo Lopes (PT-MG) diz que ‘estão em curso ameaças reais e potenciais aos cidadãos brasileiros’


Líder do PT na Câmara, o deputado federal Reginaldo Lopes (MG) acionou o Ministério Público do Distrito Federal para apurar a utilização de programas de espionagem por órgãos especiais de investigação.
A representação foi encaminhada após o jornal Folha de S. Paulo publicar, nesta quarta-feira 3, que o Comando de Defesa Cibernética do Exército adquiriu pela primeira vez uma ferramenta que permite a extração de dados de telefones celulares, de sistemas de nuvem dos aparelhos e de registros públicos armazenados em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter.
De acordo com o veículo, a contratação foi feita com dispensa de licitação e assinada nos últimos dias de 2021, quando o atual ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, era comandante do Exército.
Na representação, o deputado pede esclarecimentos sobre o uso da ferramenta e destaca que “estão em curso ameaças reais e potenciais aos cidadãos brasileiros, suas instituições e, especialmente, ao processo democrático eleitoral, de modo que providências preventivas devem ser adotadas para impedir tais crimes e responsabilizar, se for o caso, os envolvidos”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.