Política
Deputada pede informações sobre reuniões que antecederam envio de joias sauditas
O pedido foi feito pela deputada federal eleita Luciene Cavalcante em ofício encaminhado à CGU


A deputada federal eleita Luciene Cavalcante (PSOL-SP) encaminhou um ofício à Controladoria Geral da União solicitando informações sobre o conteúdo das reuniões na Arábia Saudita que deram origem ao envio de joias ao País.
Na peça, encaminhada ao presidente da CGU, ministro Vinícius de Carvalho, a parlamentar questiona conteúdo da agenda do ex-presidente e o conteúdo das reuniões/negociações que resultaram na entrega das joias.
Bolsonaro não esteve presente no país quando o caso ocorreu, em outubro de 2021, mas o governo foi representado por uma comitiva que tinha como representante o então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
As joias interceptadas pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos, avaliadas em 16,5 milhões de reais, foram encontradas na mochila de um assessor do ministro.
O governo Bolsonaro atuou para reaver as joias interceptadas e justificou que as medidas eram em prol de integrar as peças ao acervo da Presidência. A Receita Federal, no entanto, se posicionou sobre o caso e informou que, mesmo após orientações de como proceder, o governo não fez pedidos formais de incorporação dos itens.
A Polícia Federal abriu inquérito na segunda-feira 6 para apurar o caso.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ex-ministro de Bolsonaro será intimado pela Receita para explicar caso das joias
Por CartaCapital
Flávio divulga data de retorno de Bolsonaro ao Brasil, mas apaga post
Por Getulio Xavier
CGU manda liberar os dados sobre o acesso dos filhos de Bolsonaro ao Planalto
Por Wendal Carmo
Jóias sauditas: PSOL pede quebra de sigilo e busca e apreensão contra Michelle e Bolsonaro
Por Wendal Carmo