Política

Deputada pede afastamento de Braga Netto por nomear Rivaldo Barbosa

O requerimento, enviado ao Ministério Público Militar, também cita a participação do general na articulação do financiamento de militares infiltrados no 8 de Janeiro

Braga Netto, vice na chapa de Bolsonaro, tem passado ileso. Até quando?
Apoie Siga-nos no

A deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP) acionou o Ministério Público Militar para pedir uma investigação contra o general Walter Braga Netto, responsável por nomear o delegado Rivaldo Barbosa à chefia da Polícia Civil do Rio de Janeiro, em 2018. 

Rivaldo foi preso por suspeita de ter ajudado a planejar o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

A nomeação, ressalta o requerimento, aconteceu “apenas um dia antes do assassinato da vereadora Marielle Franco”. 

Para a parlamentar, Braga Netto viabilizou execução de Marielle e Anderson com a nomeação, que indicaria “possível existência de crime de obstrução de justiça e eventuais outros relacionados à possível interferência ilícita nas investigações do assassinato”. 

A representação também cita como agravante indícios da participação decisiva do general na coordenação, mobilização e captação de recursos para os ataques que resultaram na invasão das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro.

Diante dos casos citados, a parlamentar pede que Braga Netto seja investigado pelo Ministério Público Militar e defende que ele seja afastado do atual cargo militar que ocupa, durante todo o período de investigações, “e, ao final, seja decretada a sua exoneração do Exército Brasileiro”. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo