Política

Deputada é impedida de assinar lista de presença na Alesp e denuncia racismo

‘Eles acham que é mimimi. Mas eu não posso voltar com essa dor e esse constrangimento para casa’, desabafou a parlamentar Thainara Faria

Deputada mostra a folha de identificação de todos os parlamentares da Alesp, após servidora impedi-la de assinar o livro de presença dos deputados — Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A deputada estadual Thainara Faria (PT) denunciou ter sido vítima de racismo, nesta sexta-feira 31, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Faria foi barrada por uma servidora ao tentar assinar a lista de presença de deputados, após participar da entrega do Prêmio Theodosina Rosário Ribeiro, proposto pela deputada Leci Brandão (PCdoB). 

“Eu passei três horas numa solenidade belíssima da deputada Leci Brandão, sentada aqui, com a placa escrita ‘deputada Thainara Faria’. Quando eu desci da mesa e fui assinar os livros, a servidora falou: ‘não, esses livros são só para os deputados’”, relatou a parlamentar. 

Naquele momento, Faria estava sem o broche de identificação, um item não obrigatório usado pelos deputados empossados neste ano. Ela afirma ter pedido um novo botton aos servidores, mas a solicitação foi negada.

Posteriormente, Faria diz ter conseguido seu broche, mostrado o item à servidora e assinado o livro. “Quando eu virei para dar entrevista para a TV Alesp, eu, que tenho o tato, o olfato e a audição muito apurados, ouvi ela reclamando para outra servidora: ‘é difícil.'”

“Dei entrevista, voltei e falei para ela: ‘é difícil todos os dias nesta Casa ser confundida. Nós procuramos vocês hoje para que fosse garantido meu botton, para que eu não precisasse passar por racismo, e vocês negaram'”, prosseguiu. “Porque não estão acostumados com uma mulher preta, jovem, de 28 anos, circulando por esta casa. Eu sabia que por estar de trança eu seria confundida, e queria evitar esse tipo de situação.”

Ao perceber que seu alerta sobre situações desconfortáveis na Alesp não foram suficientes para que chegassem ao fim os questionamentos a respeito de seu mandato, Faria chorou no plenário.

“Eu não gostaria de estar chorando aqui, mas a questão é que dói muito toda hora sofrer racismo. Quando não dói, ele mata, gente. E eu não quero que mais ninguém passe por isso.”

A servidora justificou a atitude dizendo que Faria é nova na Casa e ela ainda “não aprendeu quem são os deputados”. 

A petista sustenta, porém, que todos os servidores têm acesso ao ‘carômetro’, um registro com as fotos de cada um dos parlamentares.

“Chega de tratar a nós, pretos e pretas, como escória da sociedade. Muitos desses servidores são os que passam reto das mulheres da faxina, que em sua maioria são mulheres pretas”, acrescentou. “Muitos servidores não aceitam que eu esteja aqui sendo a voz do estado de São Paulo.”

O presidente da Alesp, André do Prado (PL), afirmou que a funcionária envolvida no caso foi substituída. “O caso será avaliado em âmbito administrativo”, informou, em nota.

Em 15 de março, Thainara Faria já havia sido impedida de entrar no plenário, em um evento fechado para deputadosSegundo a assessoria, ela só conseguiu a liberação após a intervenção de outros funcionários.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo