Política

Deputada aliada de Bolsonaro faz crítica emocionada a projeto de trânsito

‘Não sei o preço de cadeirinha. Mas sei o valor de um terreno no cemitério, sei quanto custa um caixão’, disse a deputada Christiane Yared

Apoie Siga-nos no

Os planos de Jair Bolsonaro para afrouxar as regras de segurança no trânsito são alvo de críticas por todos os lados. Aliada de Bolsonaro, a deputada paranaense Christiane Yared (PR) fez um duríssimo discurso contra a iniciativa no plenário da Câmara nesta quarta-feira 5.

Uma das propostas mais polêmicas trata do uso de equipamento de segurança infantil. Pela proposta, terá uso obrigatório para crianças de até sete anos e meio. O condutor que for pego, porém, receberá apenas uma advertência escrita, sem qualquer tipo de multa. Atualmente, essa infração é considerada gravíssima, com multa de 293,47 reais.

“Não sei o preço de cadeirinha. Mas sei o valor de um terreno no cemitério, sei quanto custa um caixão, flores, choro”, disse Yared. Deputada desde 2014, ela briga por regras mais duras no código penal para acidentes de trânsito. “Morreu a gente enterra, mas e quando a vítima fica sequelada? É o Brasil que paga a conta disso tudo, meus amigos, dos leitos em hospitais, dos custos no SUS…”, completou.

Há dez anos, Yared perdeu o filho Gilmar Rafael, de 18 anos, e um amigo dele em um acidente brutal causado pelo deputado Fernando Ribas Carli Filho — que estava bêbado, a 170 km por hora e com carteira de motorista vencida.

O político foi levado a júri popular e condenado no ano passado. E preso em maio deste ano, uma década após o acidente.

Assista ao vídeo.

Sou governo e sempre deixei claro meu apoio ao presidente Jair Bolsonaro, mas preciso ser coerente independente de política. Todos sabem da minha atuação nas questões relacionadas ao trânsito e como baseio minhas posições em estudos de instituições renomadas. Na terça-feira (4), fomos apresentados ao projeto do presidente que altera regras do Código de Trânsito Brasileiro. Como militante da área, posso afirmar que a decisão do nosso presidente vai impactar diretamente a vida de milhares de brasileiros. .Estamos falando de vidas!.O que foi apresentado nos causa espanto. Entre os pontos que mais me assusta está a questão da cadeirinha. Você sabia que o assassino número um de crianças no Brasil é o transporte sem o dispositivo necessário? .O que está acontecendo? Vamos regredir? Não é possível que aceitemos isso como se fosse algo normal. Eu não sei o valor de uma cadeirinha, por exemplo, mas conheço quanto custa um caixão e um túmulo no cemitério. Morreu a gente enterra, mas e quando a vítima fica sequelada? É o Brasil que paga a conta disso tudo, meus amigos, dos leitos em hospitais, dos custos no SUS…. Isso é só um item do projeto, mas há vários pontos preocupantes. Faço um apelo ao meu presidente, que ele olhe para as famílias desse país, para os pais que sofrem e morrem juntos com seus filhos. #ChristianeYared #MeuPartidoéoParaná #AçõesqueSalvamVidas #AVozParanaense #PeloParaná #CNH #CTB

Posted by Christiane Yared on Wednesday, June 5, 2019

Antes, na Comissão de Viação e Transportes, ela já havia criticado o programa. “Infelizmente, a leitura é trágica. Nós temos aí o maior assassino, o maior inimigo desse País que é a falta do equipamento para crianças. Sabemos que [mudar as regras] é uma promessa de campanha do presidente, mas vamos ponderar isso.”

Ao portal Congresso em Foco, ela afirmou que irá apresentar um substitutivo à proposta.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.