Política

Depoimento de Bolsonaro entra no radar da CPMI após nova ‘bomba’ de Mauro Cid

A comissão também deve votar a convocação do ex-comandante da Marinha almirante Almir Garnier Santos

Depoimento de Bolsonaro entra no radar da CPMI após nova ‘bomba’ de Mauro Cid
Depoimento de Bolsonaro entra no radar da CPMI após nova ‘bomba’ de Mauro Cid
O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

A base de apoio ao governo Lula na CPMI do 8 de Janeiro espera votar na próxima terça-feira 26 um requerimento para convidar ou convocar o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-comandante da Marinha almirante Almir Garnier Santos. A decisão, porém, cabe ao presidente do colegiado, deputado Arthur Maia (União-BA).

A articulação ganhou um novo impulso com a notícia de que a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid envolve militares em uma tentativa de golpe ao lado de Bolsonaro.

À Polícia Federal, Cid confirmou que o então presidente da República se reuniu com representantes do Alto Comando das Forças Armadas para discutir detalhes de uma minuta golpista que inviabilizaria a posse de Lula. A informação foi revelada pelo UOL.

Segundo a delação de Cid, apenas Garnier, então comandante da Marinha, teria apoiado a ideia de golpe. O então chefe do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, afirmou por sua vez que não embarcaria no plano, segundo o tenente-coronel.

Na base governista, há uma dúvida sobre a possibilidade de convocar um ex-presidente. Por isso, existe a chance de ir a votação somente um requerimento de convite – a diferença é que, neste caso, Bolsonaro não seria obrigado a comparecer ao depoimento.

Há um requerimento de convite protocolado em 25 de maio pelo deputado Rogério Correia (PT-MG).

“As condutas reiteradas do ex-presidente autorizam a compreensão da necessidade de apuração das suas responsabilidades pelos atos violentos, de vandalismo e terrorismo cuja apuração é objeto desta CPMI, motivo pelo qual requeiro seja convidado o Sr. Jair Messias Bolsonaro para prestar os esclarecimentos que se julguem necessários”, escreveu o petista.

Nesta quinta, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) protocolou um requerimento para convocar o almirante Garnier Santos. O documento tem como base as novidades sobre a delação de Mauro Cid.

“Consideramos que o almirante Almir Garnier Santos tem a contribuir com as investigações dessa CPMI, especialmente sobre as intenções golpistas do ex-presidente Jair Bolsonaro”, justifica a parlamentar.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo