Política

Deltan será investigado por insinuar “panelinha” entre ministros do STF

Conselho Nacional da entidade votou por um processo administrativo contra o procurador

Apoie Siga-nos no

Deltan Dallagnol, o menino de ouro da Lava Jato, está na mira do Ministério Público. O Conselho de Nacional da entidade abriu, nesta terça-feira 23, um processo administrativo por declarações críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Em entrevista à rádio CBN, em agosto do ano passado, Deltan declarou que os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski formavam uma “panelinha” dentro do STF e haviam mandando “mensagem de leniência em favor da corrupção”.

Disse o procurador: “Agora o que é triste ver, Milton, é o fato de que o Supremo, mesmo já conhecendo o sistema e lembrar que a decisão foi 3 a 1 os três mesmos de sempre do Supremo Tribunal Federal que tiram tudo de Curitiba e mandam tudo para a Justiça Eleitoral e que dão sempre os habeas corpus, que estão sempre se tornando uma panelinha assim… que mandam uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção.”

Ele falava da transferência de termos de delação premiada da Odebrecht da Justiça Federal em Curitiba para a justiça Federal e Eleitoral do DF.

O procurador lamentou a decisão nas redes sociais , argumentando que fez “ressalva expressa” de que não estava imputando má-fé a ninguém. Segundo ele, o processo contra ele é o primeiro em treze anos de carreira.

Apesar do voto contrário do relator, o Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, a maioria colegiada por investigar se Deltan cometeu ou não infração disciplinar.

Leia na íntegra.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar