Política

Deltan repete fracasso da carreata em novo protesto em Curitiba

Apoiadores cabiam – sem esforço – em uma quadra de 75 metros; durante o discurso, ex-deputado se comparou a Jesus Cristo

Apoiadores de Deltan para o 'grande ato' após sua cassação cabiam em uma pequena quadra. Foto: Getulio Xavier/CartaCapital
Apoie Siga-nos no

O agora ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos) fracassou em nova tentativa de demonstrar apoio popular massivo neste domingo 21. Após uma carreata que reuniu três carros na sexta-feira em protesto contra sua cassação, o ex-procurador tentou, sem sucesso, reunir uma multidão em frente à sede do Ministério Público Federal na capital paranaense, seu berço eleitoral. Mas, as nem mil pessoas que foram ao local cabiam – sem esforço – em uma pequena quadra de 75 metros de comprimento.

A pouca adesão ao protesto de Deltan contrasta com a intensa semana de convocação para o ato. O ex-deputado, além de seus aliados habituais, contou com o reforço digital de movimentos da extrema-direita e de setores do bolsonarismo, como o MBL, Vem Pra Rua e grupos do lavajatismo remontados às pressas após a cassação imposta na terça-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral.

75 metros e 1 minuto de caminhada: este foi o espaço ocupado pelos apoiadores de Deltan no ‘grande’ protesto organizado após sua cassação

Senadores, deputados federais, políticos do Paraná e vereadores de Curitiba também usaram perfis oficiais ao longo da semana para convocar os manifestantes. O esforço do grupo, porém, gerou pouco resultado prático. Nem mesmo com a participação de Marcel Van Hattem (Novo), segundo deputado federal mais votado do Rio Grande do Sul, ou da vereadora Indiara Barbosa (Novo), a mais votada na capital paranaense, Deltan conseguiu levar 1% do volume de eleitores para as ruas.

O clima entre os presentes, apesar dos discursos inflamados em cima do caminhão de som proferidos pelo locutor do movimento Curitiba Contra a Corrupção, também não era de empolgação. Murmurinhos de revolta com a decisão do tribunal e pequenos ataques ao presidente Lula (PT) era o que mais se ouvia ao circular entre o grupo. Nem as diversas tentativas descoordenadas de ecoar gritos de guerra pausadamente colaram. ‘Jun-tos com Del-tan’, ‘Jus-ti-ça’ ou o ‘Lula ladrão, seu lugar é na prisão’ não somavam mais de 15 segundos de cantoria.

Na uma hora e meia que durou a parte principal do ato, a chegada de Deltan – 45 minutos após o horário combinado para o início da manifestação – foi o momento de maior agitação. Sob aplausos, o ex-deputado caminhou até o trio elétrico, mas não teve dificuldades para se deslocar. Em pouco mais de 30 segundos ele já estava no alto do caminhão. A empolgação dos coro ‘Jun-tos com Del-tan’ se encerrou em apenas 15 segundos.

Antes de pegar a palavra, o ex-deputado ouviu Van Hattem fazer o discurso mais quente da tarde. O tom de voz gritado elevou as expectativas, mas ao assumir a palavra, Deltan murmurava e a voz chorosa, habitual desde que perdeu o mandato, dominou os 15 minutos de declarações. A plateia seguiu o ritmo, aplaudiu Van Hattem e pouco interrompeu o parlamentar cassado.

No conteúdo, a tese de que foi vítima de uma vingança foi repetida. Deltan adicionou ainda a expectativa para que o movimento em apoio a ele cresça antes da decisão do Supremo Tribunal Federal – última esperança de recuperar seu mandato. “Vocês são só o começo da mudança”. Por fim, Deltan concluiu: a força que o público demonstrava neste domingo era o resumo da sua força.

Comparação com Jesus

Durante o discurso de cerca de 15 minutos, Deltan chegou a se comparar com Jesus Cristo. Ele disse que, assim como Jesus, ele é um cristão que ‘eles estão tentando enterrar’.

“Em vários momentos da história acharam que estavam enterrando um cristão. Acharam que estavam enterrando Isaías. Acharam que estavam enterrando Jeremias. Quando venderam [José] no Egito como escravo, acharam que era o final da história de José. Quando colocaram Daniel da cova dos leões, acharam que era o final da história de Daniel. Quando mataram Jesus numa cruz, acharam que era o final da história de Jesus”, disse.

“Mas eu quero dizer uma coisa para vocês: em vários momentos da história eles acharam que estavam enterrando um cristão, enterrando alguém que acreditava no impossível, alguém que sonhava, mas só estavam plantando a semente da mudança”, concluiu em seguida o raciocínio.

A declaração gerou certo burbirinho entre parte dos presentes, que se entreolharam logo após a afirmação do ex-deputado.

Manifestações contrárias

Ao menos duas pequenas manifestações contrárias ao protesto de Deltan movimentaram os apoiadores do ex-deputado. Um pedestre que gritou ‘vão trabalhar’ foi seguido por alguns manifestantes incomodados que devolveram os berros: ‘petista’. Outro transeunte abriu a porta do carro para tirar sarro do ex-procurador. ‘Cambada de burros’, gritou ele aos risos. Também recebeu a pecha de ‘petralha’ de quem ouviu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo